Articulista
Will Valente

É jurista e podcaster. Escreve às quartas.

Ano de mudanças
Compartilhar

Em 2020, última eleição para a Câmara Municipal de Aracaju, a renovação foi de 62,5%

O ano de 2024 chegou e trouxe na bagagem as expectativas e os anseios da população dos 75 municípios de Sergipe. Junto a esse novo ano, as eleições municipais se avizinham e os ânimos estão cada vez mais exaltados com o prazo para mudanças e filiações partidárias se findando no início de abril.

As especulações, oriundas das indefinições de candidatos, só aumentam as tensões entre a classe política. Esse é o momento, ao menos para os candidatos proporcionais, de tirarem a poeira das calculadoras e iniciar suas contas.

Vale lembrar que, no meio político, a habilidade de fazer contas é tão, ou até mais, importante que ter uma votação expressiva. Essa habilidade se materializa quando a Professora Sônia Meire, PSOL, obteve 3.342 votos, não sendo eleita, enquanto Binho, PMN, o último eleito, obteve apenas 1.376.

Políticos com mandato se concentrarão em grandes legendas, juntamente com os comissionados que possuem algum lastro eleitoral. Afinal, ninguém serve de escada para ninguém sem que ganhe algo em troca.

Já os novos postulantes, alguns até desconhecidos do grande público, comporão as famosas “chapinhas”, a fim de serem eleitos na única vaga conquistada por toda a chapa.

Em 2020, última eleição para a Câmara Municipal de Aracaju, a renovação foi de 62,5%, com apenas 9 vereadores sendo reeleitos e 15 integrantes novos.

Conforme já exposto em artigos anteriores, os ventos, os números e as expectativas são de mudança no Legislativo e no Executivo.

Se serve de dica aos leitores que pretendem disputar a próxima eleição, fica a frase do imperador romano Marco Aurélio, contida no livro meditações: “A primeira regra é manter o espírito imperturbável. A segunda é olhar as coisas de frente e saber o que são”.

Foto: Gilton Rosas

 

Ω Quer receber gratuitamente as principais notícias do JLPolítica no seu WhatsApp? Clique aqui.

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.