Aparte
Em seu 1º mandato, Breno Garibalde preside Comissão de Obras

Arquiteto, Breno acredita em boa atuação à frente da Comissão 

O vereador Breno Garibalde, DEM, foi o escolhido para presidir a Comissão de Obras, Serviços Públicos, Transportes e Meio Ambiente do Poder Legislativo de Aracaju.

Arquiteto e mestre em Urbanismo, Breno admite que “queria muito” fazer parte desta Comissão. “Sou apaixonado por Aracaju e por todas as questões ambientais e, para mim, não existe possibilidade de desenvolvimento se não for de forma sustentável e com participação ativa das pessoas”, diz Breno.

Questionado por esta Coluna Aparte se estaria preparado para presidir uma Comissão, mesmo tendo acabado de assumir o mandato, Breno diz que estudou por muitos anos justamente para um dia poder ajudar a construir uma Aracaju melhor, mais inteligente e sustentável.

“Então, me sinto sim preparado para mais esse desafio e tenho certeza de que eu e demais membros da Comissão poderemos desenvolver um bom trabalho”, ressalta. 
De acordo com ele, em primeiro lugar, o tema primordial será o da revisão do Plano Diretor de Aracaju, que é uma das leis mais importantes da cidade e se encontra desatualizada.

“A última revisão do plano foi no ano 2000 e o Estatuto das Cidades, que regulamenta dois artigos da Constituição Federal, estabelece que isso deveria ocorrer a cada 10 anos”, informa ele.

“É pela falta do Plano Diretor que Aracaju vem crescendo de forma desornada, os bairros se expandido de qualquer maneira e depois a Prefeitura precisa entrar com os serviços básicos, que já poderiam ser previamente planejados”, argumenta. 

Outra pauta fundamental, segundo Breno, é a da mobilidade urbana. “Precisamos melhorar o serviço de transporte público de Aracaju e a malha cicloviária, para darmos alternativas diversas para as pessoas se locomoverem e não ficarem cada vez mais dependentes de carros, que além de serem muito poluentes, estão tomando conta da cidade. Não temos mais vagas e o trânsito só piora”, reitera.

Falando em meio ambiente, Breno destaca a necessidade de Aracaju ter um plano de arborização. Isso porque, para ele, o verde anda perdendo espaço e isso não deve acontecer.

“Também tenho uma preocupação muito grande com a questão da reciclagem: no Brasil, apenas 3% dos resíduos são reciclados e em Aracaju temos duas cooperativas que trabalham com reciclagem, a Coores e a Care, além de algumas empresas privadas, a exemplo da Reciplas e Recigraxe”, afirma.

Breno espera que o debate seja levado mais a sério. “Fortalecendo essas cooperativas e dando mais prioridade à educação ambiental. Enfim, são muitas pautas de extrema importância e tenho certeza que conseguiremos trabalhar bem e, com o apoio do prefeito Edvaldo Nogueira, alcançaremos muitas melhorias para a cidade”, reforça.

Além de Breno, os vereadores Eduardo Lima, Paquito de Todos, Binho, Soneca e Ricardo Marques integram a Comissão.

 

Ω Quer receber gratuitamente as principais notícias do JLPolítica no seu WhatsApp? Clique aqui.

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.