Aparte
Jozailto Lima

É jornalista há 37 anos, tem formação pela Unit e é fundador do Portal JLPolítica. É poeta.

Com cerca de 30% de vantagem, Adailton deve ser eleito prefeito de Itabaiana domingo
Compartilhar

Adailton Souza: chega à hora H no topo da chance

Esta Coluna Aparte tem acompanhado as eleições de Itabaiana de forma muito técnica. Isso porque praticamente todas as informações passadas por aqui se basearam em pesquisas de opinião.

Por isso que, fechando o período de publicação de pesquisas, nada melhor do que trazer mais uma, novamente do Instituto França de Pesquisa – IFP -, que, mais uma vez, por ser ele mesmo o contratante, faz essa gentileza profissional de conceder os dados para divulgação e análise a esse espaço.

O primeiro dado a ser revelado é a intenção de votos espontânea, em que dois nomes, do atual e de um ex-prefeito, mesmo sem ser candidatos, aparecem.

Nessa modalidade, conforme apura o IFP, quando a pergunta é “se a eleição para prefeito fosse hoje, em quem o sr(a) votaria?”, o resultado é o seguinte: Adailton Souza, PL, chega a 48,73% da intenção de votos, Edson Passos, o Edson de Itabaiana, MDB, a 23,41%; Valmir de Francisquinho, 3,18%; Carminha Mendonça, PP, 2,71%; Dr. Olivier, PT, 0,80%; Luciano Bispo, 0,80%; Bráulio de Zé de Lourenço, PMN, 0,16%; nenhum branco ou nulo, 4,46%; e não sabem ou indecisos, 15,76%.

E o IFP também quis saber qual o cenário numa consulta estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados – e é o mais justo a essa altura da campanha. Com a pergunta, desta feita, sendo “em qual destes candidatos a prefeito o sr(a) votaria se as eleições fossem hoje?”, a manutenção da vantagem de Adailton se consolida.

Adailton Sousa aparece com 52,55% da intenção de voto dos entrevistados. Edson de Itabaiana é citado por 27,07%, Carminha Mendonça, por 4,78%; Dr. Olivier, por 1,27%; e Bráulio de Zé de Lourenço, 0,32%. Nenhum, branco ou nulo chegam a 5,10% e não souberam ou indecisos caem para 8,92%.

Edson Passos: correu correu, mas não deve chegar

Com todos esses números postos, é possível, sim, afirmar que Adailton Sousa é, virtualmente, o candidato que sairá vencedor no pleito de domingo.

E isso só se reforça com os números da pesquisa aplicados aos votos válidos, quando se excluem brancos, nulos e indecisos. Assim, Adailton alcança firmes 61,13% das intenções de voto.

Edson empaca nos 31,48%, Carminha patina em 5,55%, seguidos por Dr. Olivier, 1,47%, e Bráulio de Zé de Lourenço, com 0,37%. Este é um cenário dos mais definidos, sobretudo quando faltam menos de 48 horas para o fechamento das urnas.

Para efeito de cumprir a legislação eleitoral, a pesquisa IFP tem registro no TSE sob o número de identificação SE-09425/2020. Foram entrevistadas 581 pessoas entre os dias 10 e 12 de dezembro de 2020. A margem de erro é de 4,0% e o intervalo de confiança é de 95%.

 

 

Ω Quer receber gratuitamente as principais notícias do JLPolítica no seu WhatsApp? Clique aqui.

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.