Aparte
Hospital de Cirurgia promove Missa em Ação de Graças pelos 96 anos

Hospital de Cirurgia: um marco na esfera da saúde sergipana

Referência na assistência de alta e média complexidade no Sistema Único de Saúde em Sergipe e em franca reestruturação administrativa e assistencial - desde o início da intervenção judicial em novembro de 2018 –, o Hospital de Cirurgia completa no mês de maio 96 anos de história.

Para celebrar esta data especial, a instituição mandará celebrar uma missa em ação de graças na próxima segunda-feira, 2, a partir das 15h30, no pátio do próprio hospital, localizado na Dom Bosco.

SESSÃO ESPECIAL NA CÂMARA - E as celebrações pelos 96 anos de fundação do Hospital de Cirurgia não param por aí. A Câmara Municipal de Aracaju, atendendo ao requerimento do vereador Cícero do Santa Maria, realizará uma sessão especial também na segunda-feira, 2, a partir das 9h, em comemoração ao aniversário.

Inaugurado em 2 de maio de 1926, a partir da iniciativa do médico Augusto Leite, juntamente com outros médicos sergipanos, o Hospital de Cirurgia desde a sua fundação tem o pioneirismo, a ciência e o amor como marcas fortes de sua história.

Inicialmente destinado aos doentes de afecções cirúrgicas, o Hospital de Cirurgia se transformou num verdadeiro complexo hospitalar, promovendo em Sergipe diversas inovações na área da saúde: primeira anestesia geral; primeira maternidade - a Francino Melo -; o primeiro Serviço de Cirurgia Bucomaxilofacial, hospital-escola da primeira faculdade de Medicina.

O Hospital de Cirurgia também foi o responsável pelo primeiro transplante cardíaco em Sergipe, pelo primeiro implante de marca-passo; primeiro Serviço de Neurocirurgia; primeiro Laboratório de Hemodinâmica; primeira Residência Médica; primeiro transplante cardíaco do Norte/Nordeste; primeiro tratamento com Oxigenação por Membrana Extracorpórea - ECMO -; entre outros pioneirismos.

A quantidade de inovações implementadas em Sergipe aos logo de seus 96 anos de existência levou o Hospital de Cirurgia ao patamar de referência em várias áreas: Oncologia, Neurocirurgia, Cardiologia, Cirurgia Cardíaca, Cirurgia Vascular e Ortopedia.
 

Ω Quer receber gratuitamente as principais notícias do JLPolítica no seu WhatsApp? Clique aqui.

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.