Aparte
Esmeralda Cruz lamenta perdas financeiras de Carmópolis, que tem FPM e royalties bloqueados

Esmeralda: “Situação do município em termos de finanças é bastante crítica”

“Encontrei a Prefeitura numa situação extremamente delicada, com salários, décimo terceiro e férias dos servidores públicos atrasados”. O desabafo é da prefeita de Carmópolis, Esmeralda Cruz, PSD, que voltou ao comando da cidade após uma série de incidentes na política local, como a morte do ex-prefeito Volney Leite em pleno exercício do mandato. 

Segundo Esmeralda, a situação administrativa da cidade é hoje bastante complicada. “Há uma dívida em torno de R$ 20 milhões com fornecedores; FPM (Fundo de Participação dos Municípios) e Royalties bloqueados, frota de veículos sucateada, prédios públicos deteriorados, enfim, uma situação lastimável”, resume.

Esmeralda está no exercício do terceiro mandato como titular do Executivo Municipal – foi prefeita entre 2009 e 2012 e de 2013 e 2016, além de ter sido vice-prefeita entre os anos de 2001 a 2004. Por tudo isso, ela diz que o cenário atual nunca foi tão preocupante.

“A situação do município em termos de finanças é bastante crítica, pois herdamos das gestões anteriores dívidas milionárias. Sabemos que grande parte dos municípios sergipanos enfrenta crise financeira, mas creio que em Carmópolis a situação é um pouco pior”, ressalta.

A maior dificuldade, para ela, é ter o FPM e os royalties bloqueados, pois são importantes fontes de receitas da cidade. “Com esse bloqueio, o município perde mensalmente milhões que poderiam estar sendo investidos no pagamento dos salários atrasados dos servidores, por exemplo”, diz Esmeralda.

Os recursos têm feito falta, inclusive, para o enfrentamento à pandemia. “Desde que assumimos a gestão, o município não recebeu recursos exclusivos para o combate a Covid-19, mas mesmo assim temos feito campanhas educativas e preventivas, orientando a nossa população sobre a importância de obedecer os protocolos sanitários”, afirma.

Segundo a gestora, o município também está organizando a feira livre a fim de minimizar as aglomerações e garantir que todos estejam usando máscaras e álcool em gel; além de ter criado um protocolo rígido de cuidados nos prédios públicos. “E o mais importante de tudo é que o município tem sido um dos mais ágeis no processo de aplicação da vacina, cumprindo à risca os planos nacional e estadual de vacinação”, garante.

 

Ω Quer receber gratuitamente as principais notícias do JLPolítica no seu WhatsApp? Clique aqui.

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.