Aparte
Opinião - Movimento Turma Boa lança candidaturas a vereador por todo o país

[*] Gerri Sherlock Araújo

Nas últimas décadas, o campo progressista brasileiro não tratou como prioritário o tema da produção de riqueza. Em nome da justa intenção de distribuir riqueza, a questão do desenvolvimento econômico ficou escanteada.

Porém, alguns acontecimentos políticos - derrota fragorosa da esquerda, vitória da extrema-direita, débâcle do PT - e econômicos - maior crise econômica desde 1929, com recordes de desemprego, fechamento de empresas e endividamento das famílias - recentes repuseram o debate acerca de como produzir riqueza de volta à ordem do dia.

Em 2018, Ciro Gomes e o PDT apresentaram um Projeto Nacional de Desenvolvimento – PND - que visa transformar o Brasil num país soberano, desenvolvido e socialmente justo. Para tudo isso, a prosperidade econômica é absolutamente fundamental.

A Turma Boa é um Movimento político que se reuniu em defesa do PND. Essa nova corrente de opinião favorável ao desenvolvimento nacional tem caráter totalmente orgânico e ganhou projeção nacional devido à firmeza, criatividade e irreverência com que sustenta discussões sobre os rumos do país.

A militância da Turma Boa encara as eleições 2020 como uma oportunidade de apresentar à sociedade brasileira caminhos para desenvolver o país a partir dos municípios. É sempre válido lembrar: a vida das pessoas acontece nas cidades! E a crise assola nosso povo agora.

Assim, abraçamos a estratégia de lançar candidaturas a vereador que busquem traduzir as bases do PND para os contextos locais. Há candidatos da Turma Boa em várias capitais e cidades médias do país.

Representam a Turma Boa em seus respectivos municípios nomes como Fernando Mendonça (Rio de Janeiro/RJ), Luana Mota (São Gonçalo/RJ), Gabriel Cassiano (São Paulo/SP), Andressa Veiga (Santos/SP), Bruno Miranda (Belo Horizonte/MG), Natália Miss Boca (Ipatinga/MG), Aldo Queiroz (Salvador/BA), Natali Morbeck (Jequié/BA), Bruno Chaves (Alagoinhas/BA), Pedro Josephi (Recife/PE), Gabriela Salermo (Natal/RN), Bruno Guimarães (Maceió/AL), Dudu Moreira (Curitiba/PR), Felipe Gaspar (Porto Alegre/RS), Murilo Rogelin (Florianópolis/SC), Yves Drosghic (Campo Grande/MS), Auro Fernandes (Cuiabá/MT), Ian Lemos (Manaus/AM), Mariana Mota (Palmas/TO) e Edu Alves (Araguaína/TO).

Em comum, todos defendem que o poder público municipal assuma verdadeiramente o compromisso com o desenvolvimento socioeconômico de suas cidades. Em Sergipe, a Turma Boa tem dois candidatos a vereador: Isac Silveira, em Aracaju, e Dr. Rochinha, em Itaporanga D’Ajuda.

Ambos concorrem pelo PDT, embora esse não seja o único partido pelo qual as candidaturas da Turma Boa foram lançadas Brasil afora. No próximo artigo, trataremos do Projeto Nacional de Desenvolvimento e de sua relação com o Projeto Municipal de Desenvolvimento - PMD.

Desde já, convidamos todos aqueles que concordam com a necessidade de combinar as agendas de distribuir renda e produzir riqueza e que têm vontade de transformar as cidades brasileiras e o nosso país para interagir com os candidatos da Turma Boa através das redes sociais e discutir conosco alternativas para o desenvolvimento dos municípios.

[*] É graduado em História pela Universidade Federal de Sergipe e militante do Movimento Turma Boa.

 

 

Ω Quer receber gratuitamente as principais notícias do JLPolítica no seu WhatsApp? Clique aqui.

Deixe seu Comentário