Aparte
Danniel Costa, pré-candidato à Presidência da OAB/SE: “Precisamos resgatar o respeito e a dignidade da advocacia sergipana”

Danniel Costa: “Muitos advogados e advogadas não se sentem amparados pela OAB”

Por ser a única linha de proteção que separa o cidadão do aparato coercitivo do Estado, a advocacia possui prerrogativas, garantias fundamentais previstas em lei, que asseguram à classe o direito de atuar com independência e autonomia, sem temer a magistratura, o Ministério Público ou qualquer autoridade que possa tentar constranger ou diminuir o papel do advogado enquanto defensor das liberdades.

Salvaguardar essas prerrogativas é uma das principais funções da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB -, mas a insatisfação da advocacia sergipana com a instituição indica que a seccional da OAB em Sergipe age com timidez e não produz os resultados esperados pela classe.

De acordo com o pré-candidato à Presidência da seccional, Danniel Costa, essa entidade precisa ser firme e não pode abaixar a cabeça ao defender os direitos dos advogados e das advogadas.

“Uma das maiores queixas da advocacia é a falta de uma ação mais efetiva da OAB no combate à violação das prerrogativas. A Ordem precisa atuar de maneira forte e independente para evitar casos de desrespeito à figura do advogado em fóruns, tribunais, delegacias, repartições, presídios, sustentações, reuniões e atendimentos”, defende Danniel Costa.

“Tenho enorme respeito pelo Poder Judiciário, Ministério Público, Secretarias de Segurança Pública e de Justiça, mas, enquanto advogado, entendo que é minha obrigação colocar as nossas prerrogativas em primeiro lugar", reforça Danniel Costa.

Segundo o pré-candidato da oposição, ao invés de se preocupar apenas com a promoção de desagravos virtuais, a OAB Sergipe deveria estar mais presente no dia a dia da advocacia para coibir atos que possam enfraquecer a profissão e os seus representados.

“Muitos advogados e advogadas não se sentem amparados pela OAB, uma instituição que deve ser guardiã das nossas prerrogativas. Por isso, precisamos de uma nova Ordem. Precisamos resgatar o respeito e a dignidade da advocacia sergipana, com uma OAB que não se rende e tem coragem suficiente para defender as prerrogativas, abandonadas pela atual gestão”, afirma Danniel Costa.

 

Ω Quer receber gratuitamente as principais notícias do JLPolítica no seu WhatsApp? Clique aqui.

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.