Aparte
Opinião - Desconstruindo fake News sobre fechamentos de bibliotecas

[*] Luciano Correia

A Fundação Cultural Cidade de Aracaju - Funcaju - está trabalhando no que chamamos de ressignificação das bibliotecas da rede municipal, sobretudo a principal delas, a Clodomir Silva, do Siqueira Campos.

Numa época radicalmente digital, temos que repensar o funcionamento de unidades como a clássica biblioteca, mantendo o protagonismo do livro e absorvendo linguagens emergentes.

Essa informação é útil por vários aspectos, mas, principalmente, para neutralizar fake news irresponsavelmente divulgados por parlamentares do PT, que nos acusaram de pretender fechar bibliotecas. 

O pior nisso tudo é que nunca houve qualquer manifestação, intenção ou notícia nesse sentido. Mas o deputado estadual Iran Barbosa, PT, chegou a publicar matéria contendo essa não-notícia. Matéria sem fontes, sem créditos, sem ética e, principalmente e portanto, sem responsabilidade. 

Me lembrei de uma historinha contada pelo grande Ariano Suassuna. Ao discorrer sobre um conterrâneo bom de conversa, desses que, quando faltava assunto inventava, o grande Ariano falava do talento desse grande conversador que certa vez, no meio de uma conversa, perguntou aos ouvintes: “Eitha, vocês ouviram um tiro?”.

Não, ninguém havia ouvido nada. Mas o bom prosador não se importou com as evidências: “Pois é, por falar em tiro…”. E aí saiu contando uma nova lorota.

O PT, quem diria, vive hoje desses expedientes. Onde não há fato, há fake. Inventa-se. Basta um redatorzinho para construir o enredo. Hoje, no Brasil, há dezenas de partidos e visões ideológicas sobre a política e a realidade.

Mas só dois grupos são aferrados adeptos dessas más práticas: os bolsonaristas e os petistas. Como venho dizendo sempre, citando o querido Cazuza: iguais em desgraça. São a mesma coisa em sinal invertido. 

Aceitaríamos de bom grado um pedido de desculpas dos parlamentares do PT que cometeram esse atentado à verdade, à ética e ao respeito com uma instituição séria.

[*] É jornalista, professor e presidente da Funcaju.

Foto: André Moreira

 

Ω Quer receber gratuitamente as principais notícias do JLPolítica no seu WhatsApp? Clique aqui.

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.