Aparte
Luciano Pimentel destaca projeto de energia solar implantado nas escolas da rede municipal de Brumado

Luciano Pimentel: sonhando com uma energia melhor e mais barata

Em Sergipe, a geração de energia solar fotovoltaica é uma bandeira defendida pelo deputado estadual Luciano Pimentel desde o primeiro mandato do parlamentar na Assembleia Legislativa, iniciado em 2015.

Nesta terça-feira, 26, Luciano Pimentel destacou em plenário da Alese a iniciativa da Prefeitura de Brumado, na Bahia, que fomentou uma micro usina de energia solar, com implantou placas solares nas escolas da rede municipal de ensino, disponibilizou ar refrigerado para os estudantes da rede municipal e viu a qualidade de educação pública disparar positivamente. 

Com a totalidade das instituições do ensino fundamental funcionando em tempo integral e, em razão do clima tropical, as escolas de Brumado possuem inúmeros aparelhos condicionadores de ar para oferecer maior conforto aos alunos e professores, o que gera um alto custo nas contas de energia. 

De acordo com o deputado Luciano Pimentel, buscando reduzir gastos, a administração do município investiu nessa geração de energia solar fotovoltaica, e isso rendeu resultados positivos para a cidade no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb - e garantiu ao prefeito Eduardo Lima um convite para participar da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática, que acontecerá entre 31 de outubro e 12 de novembro, na Escócia.

“Brumado é uma cidade do sertão baiano, com a temperatura extremamente alta, que elevou o Ideb para 6.1, ultrapassando a média da Bahia - 4.9 - e do Brasil - 5.9.  O prefeito Eduardo Lima afirmou que o quadro de profissionais da educação não sofreu alteração, sendo essa evolução do Ideb um reflexo direto da climatização de todas as instituições de ensino da rede municipal. O município reconhece que sem a geração da energia solar fotovoltaica não teria condições de arcar com os custos mensais dessa climatização”, relatou Luciano.

Por considerar que a ação deve servir de exemplo para outros Estados, o parlamentar encontrou em contato com o governador Belivaldo Chagas e os prefeitos Edvaldo Nogueira, Aracaju, e Cristiano Viana, Simão Dias, para encaminhar a notícia e frisar a relevância do trabalho realizado pela administração de Brumado.

“Há mais de seis anos ressalto, nesta Casa, a importância da energia solar fotovoltaica para o desenvolvimento do nosso país. Fiz questão de divulgar essa iniciativa de Brumado que mostra como a energia solar é benéfica para o Brasil e, principalmente, está facilitando a aprendizagem dos estudantes deste município”, disse ele.

“Parabenizo a Prefeitura de Brumado pela experiência exitosa e torço para que projetos como esse também cheguem ao nosso Estado”, reforçou Pimentel. Nesse tema, Luciano não fica apenas no discurso. Ele é autor do Projeto de Lie que originou a Lei nº 8.467/2018, responsável por instituir a política estadual de incentivo à geração de energia solar.
Com recursos da ordem de R$ 5 milhões, o sistema fotovoltaico instalado em Brumado é 1.2 megawatts, composto por 3.666 módulos de 345 watts cada, com capacidade média de geração mensal de 185 mil quilowatts/hora/mês.

As placas solares foram colocadas em 18 instituições da rede municipal, atendendo a demanda de todas as 33 escolas da rede. Cerca de 10 mil alunos são beneficiados.

Foto: Jadilson Simões

 

Ω Quer receber gratuitamente as principais notícias do JLPolítica no seu WhatsApp? Clique aqui.

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.