Aparte
Jozailto Lima

É jornalista há 38 anos, poeta e fundador do Portal JLPolítica. Colaboração Tanuza Oliveira.

Pesquisa em Simão Dias traz Lula e Edvaldo disparados pra Presidência e pro Governo de Sergipe
Compartilhar

Lula: preferência absoluta dos simãodienses para a Presidência

Luiz Inácio Lula da Silva, PT, seria o preferido de 65,8% dos eleitores do município de Simão Dias e Jair Bolsonaro, de apenas 15,8%, para a Presidência da República. Edvaldo Nogueira, PDT, seria a opção de 40% e Rogério Carvalho, PT, de 6,9% como candidatos ao Governo de Sergipe.

Este é o resultado de uma pesquisa de opinião pública feita na cidade de Simão Dias pelo Instituto Padrão para a eleição do ano que vem. Para a consulta, foram entrevistados 552 moradores a partir de 16 anos nos dias 24 e 25 de agosto de 2021. A margem de erro máxima permitida é de 4,14% dentro de um índice de 95% de confiabilidade.

De acordo com o Instituto Padrão, se as eleições tivessem sido feitas nos últimos dias 24 e 25 de agosto de 2021, essas seriam as pontuações para a Presidência da República: Lula, 65,8%, Jair Bolsonaro, 15,8%, Ciro Gomes 4,5%. Marina Silva, 1.6%, João Dória 1.1% e Guilherme Boulos, 0,4%. Branco/Nulo/Nenhum seriam opções de 5,4% e outros 5,4% disseram não saber ou que estão indecisos.

Edvaldo Nogueira: espaço nobre para o Governo do Estado

Se se as eleições fossem hoje, em quem você com certeza votaria para governador?, perguntou o Padrão. E o resultado foi este: Edvaldo Nogueira, 40%, Rogério Carvalho, 6,9% e Alessandro Vieira  e Fábio Mitidieri 6,2%, empatados. Laércio Oliveira seria votado por 4,3% e 14,1% iriam de branco, nulo ou de nenhum deles. Não sabem e indeciso são 22,3%.

O Padrão fez a mesma pergunta para senador e o desempenho excepcional recai sobre o nome do ex-senador Antônio Carlos Valadares: se as eleições fossem hoje, em quem você com certeza votaria para senador da República?

Deu isso: Valadares, 48,0%, Eduardo Amorim, 15,6%, André Moura 13,2% e Valdevan Noventa 2,9%. Branco/nulo/nenhum, 10,9% e não sabe/indeciso, 9,4%.

Valadares: lembrança forte para o Senado (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)

A pesquisas Padrão foi completa, envolvendo todos os mandatos que estarão em disputa ano que vem. Veja essa: se as eleições fossem hoje, em quem você com certeza votaria para deputado federal? Marival Santana, 51,4%, Valadares Filho, 28,8%, Fábio Reis, 5,1%, Gustinho Ribeiro, 4,2% e branco/nulo/nenhum, 5,8% e não sabe/indeciso 4,7%

Se as eleições fossem hoje, em quem você com certeza votaria para deputado estadual? Dr. Kleyton, 30,3%, Valadares, 21,9%, Pedro Valentia, 10,3%, Rodrigo Valadares, 10,0%, Luciano Pimentel, 6,5%, Zezinho Sobral, 5,4%. Branco/nulo/nenhum, 8,7% e não sabe/indeciso, 6,9%.

No geral, dois líderes políticos locais se destacam com índices expressivos na intenção de voto. Marival Santana, ex-prefeito da cidade, pra deputado federal, e Antônio Carlos Valadares, para senador.

 

Ω Quer receber gratuitamente as principais notícias do JLPolítica no seu WhatsApp? Clique aqui.

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.