Aparte
Reportagem Especial mostra a força da sociedade no combate à corrupção

Rony Almeida: a cidadania é um suporte às instituições

Com os constantes escândalos de corrupção no Brasil e em Sergipe, o combate a essa prática também tem ganhado reforços e parte, inclusive, de inciativas da própria sociedade. É o que tem sido visto em Sergipe, segundo os representantes dos Ministérios Públicos Estadual e Federal.

“Sergipe tem vivenciado alguns escândalos envolvendo corrupção, e a gente tem visto que a sociedade tem se envolvido mais com esse tema”, afirma o promotor José Rony Almeida, procurador-geral do Ministério Público do Estado - MPE.

Rômulo Almeida, procurador-chefe do Ministério Público Federal em Sergipe - MPF/SE - diz que as autuações do órgão podem ser originadas a partir de denúncias realizadas por cidadãos, além das realizadas por outros órgãos públicos ou “de ofício”. “A participação do cidadão no combate à corrupção é fundamental, pois o número de servidores públicos com atribuição para atuar nessa seara é muito pequeno, o Estado não é onipresente”, avalia.

Dois dos cidadãos que se empenham nesse tipo de atuação são os advogados Nelson Araújo e Herbert Pereira. Ambos já realizaram denúncias contra a corrupção e acreditam que o caminho para mudar o país - e o Estado, claro - é justamente esse. Confira a Reportagem Especial sobre este tema domingo, 24, a partir das 20h. 

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.