Aparte
Jozailto Lima

É jornalista há 40 anos, poeta e fundador do Portal JLPolítica. Colaboração / Tatianne Melo.

Será que agora o Canal do Xingó vai? MDR mostra projeto da obra
Compartilhar

Laércio, com Rogério Marinho: “Canal de Xingó vai transformar a realidade do povo sertanejo”

O Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Regional - MDR -, apresentou, nesta quarta-feira, 27, em Propriá, o projeto da obra do Canal do Xingó, que vai garantir abastecimento de água para agricultura para aproximadamente 3 milhões de pessoas em municípios de Sergipe e da Bahia.

O ministro Rogério Marinho mostrou os detalhes do empreendimento, que vai ampliar a oferta de água, promovendo o desenvolvimento econômico associado a atividades produtivas em ramos como agropecuária e agroindústria.

“Esta obra é de extrema relevância para o povo sergipano. A água será captada no reservatório da Usina Hidrelétrica de Paulo Afonso IV e poderá ser utilizada para abastecimento humano, atividades agropecuárias e agroindustriais. É água para matar a sede das pessoas, para a produção irrigada de alimentos e geração de riqueza. Este empreendimento traz, de uma vez por todas, segurança hídrica para Sergipe”, explicou o ministro Rogério Marinho.

A obra será executada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba – Codevasf -, instituição vinculada ao MDR, e atenderá as cidades de Paulo Afonso e Santa Brígida, na Bahia, e Canindé do São Francisco, Poço Redondo, Porto da Folha, Monte Alegre de Sergipe e Nossa Senhora da Glória, em Sergipe.

A fase I vai da captação até o Reservatório 5 (Capela), no município de Poço Redondo; a fase II sai do Reservatório 5 e vai até o Reservatório 8, no município de Porto da Folha; a fase III vai do reservatório 8 ao reservatório 11, no município de Monte Alegre, e a fase IV começa no reservatório 11 e segue até o reservatório 12, no fim do canal, no município de Nossa Senhora da Glória.

O primeiro trecho, de 50 quilômetros de extensão, está em fase de elaboração do projeto executivo. Já o segundo encontra-se em fase de elaboração do projeto básico.

A agenda desta quarta-feira integrou a programação da Jornada das Águas - evento que partiu da nascente histórica do Rio São Francisco, no norte de Minas Gerais, e já passou por Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Piauí e, agora, Sergipe e ainda seguirá para Alagoas.

Em cada um desses Estados, o MDR vem apresentando anúncios e entregas de obras de infraestrutura hídrica, preservação e recuperação de nascentes e cursos d’água, saneamento, irrigação, apoio ao setor produtivo e aos municípios, além de mudanças normativas que vão revolucionar a maneira como o brasileiro se relaciona com a água.

“Não existe desenvolvimento econômico sem água. A água é o principal insumo estratégico do Brasil. Ela está nos alimentos que exportamos, na energia, na indústria, na saúde. Sem ela, não há vida. É por isso que o governo vem atuando para garantir que a água chegue às pessoas, mas também para que ela seja preservada e continue disponível para as próximas gerações”, disse o ministro Rogério Marinho.

O deputado federal Laércio Oliveira, PP, participou da apresentação do projeto da obra do Canal do Xingó, se manifestou contente com a ação e previu que o Canal de Xingó “vai transformar a realidade do povo sertanejo”.

Laércio Oliveira destacou a relevância do empreendimento para o povo sergipano e parabenizou o ministro Rogério Marinho pelo empenho em trazer obras para o desenvolvimento de Sergipe e do Nordeste.

“Eu tenho compromisso e responsabilidade com essa região, e estar aqui presente é para confirmar e validar a minha disposição de lutar e ajudar o Governo Federal para trazer mais progresso e grandes realizações para meu Estado. Esta é uma obra necessária que vai diminuir os efeitos da seca na região e transformar a realidade do povo sertanejo”, reforçou o deputado.

O ministro Rogério Marinho afirmou que a licitação da obra física deverá ocorrer até o final deste ano. “Nós estamos fazendo um trabalho para revitalizar as bacias hidrográficas, em especial a do Rio São Francisco, e aqui viemos para reafirmar nosso compromisso de, até o final do ano, com o apoio da bancada sergipana, realizar a licitação da primeira etapa da obra física do canal Xingó, que é um sonho de mais de 50 anos. Quando estiver pronto, a água do Canal Xingó poderá ser utilizada para abastecimento humano, atividades agropecuárias e agroindustriais”, reforçou o ministro Rogério Marinho.

 

Ω Quer receber gratuitamente as principais notícias do JLPolítica no seu WhatsApp? Clique aqui.

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.