Aparte
Jozailto Lima

É jornalista há 38 anos, poeta e fundador do Portal JLPolítica. Colaboração Tanuza Oliveira.

Sergipe terá mais um curso de Medicina, com funcionamento já em 2022, e será em Socorro
Compartilhar

Padre Inaldo: “Uma Faculdade de Medicina agregará muito valor à cidade”

O Estado de Sergipe vai ter um quinto curso de Medicina, com previsão de se iniciar com 100 alunos por semestre, e isso possivelmente deve ocorrer já agora no começo de 2022. 

É com esse objetivo que estão trabalhando o grupo baiano de educação superior UniFTC e o município de Nossa Senhora do Socorro, onde ele será instalado. 

A coisa é célere. Os trâmites legais e as tratativas técnicas juntamente ao Ministério da Educação, ao próprio grupo da Bahia e ao município de Socorro estão bastante avançados.

“O Grupo UniFTC está só aguardando a visita de aprovação do Ministério da Educação, e isso está anunciado para final deste mês de setembro ou início de outubro deste ano”, afirma Luiz Carlos Monteiro Nascimento, secretário municipal de Indústria e Comércio, que atua mais diretamente na parte técnica dos entendimentos.

“A pretensão deles é a de estarem com a Faculdade em funcionamento do final deste ano ao começo do ano que vem. Eles pretendem fazer as primeiras seleções de alunos este ano e as matrículas ainda no final deste 2021”, reforça Luiz Carlos.

Sergipe tem quatro cursos de Medicina - dois em Aracaju e dois no interior do Estado, em duas cidades diferentes, Lagarto e Estância. Um de Aracaju é da Universidade Federal de Sergipe, o mais velho, fundado em 1961. O outro dela, é em Lagarto. Os dois demais são de uma universidade privada de origem sergipana. 

Médico com 32 anos de formação e ainda em atuação, Eduardo Amorim - algologista, especialista em dor, e anestesiologista -, acredita que o Estado comporta, sim, cinco cursos de Medicina paralelamente. 

“Este é o tipo de Faculdade da qual a gente tem ainda uma carência muito grande. Diria que daqui a alguns anos não vamos ter mais carência, porque a população não vai crescer mais num patamar que cresce hoje. Quando a gente chegar em 2040, vai ser uma ladeira abaixo, com a pirâmide se invertendo. A população idosa será maior, e a mais jovem, menor”, diz ele.

O Grupo UniFTC já providenciou as instalações da futura faculdade. Ela ocupará um espaço de 20 mil metros quadrados de área total, com 10 mil metros quadrados de área construída – fica perto da rótula do Siri, no Conjunto João Alves. 

A área faz parte do Distrito Industrial de Nossa Senhora de Socorro, no mesmo estirão em que está inserido o Shopping Prêmio - com mais ou menos um quilômetro de uma para outra instituição, e um entorno muito espaçoso. “Internamente, as instalações estão 100% prontas”, constata o secretário Luiz Carlos Monteiro. 

O UniFTC é um Centro Universitário com Faculdades espargidas por grandes cidades baianas, como Salvador, Camaçari, Feira de Santana, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Vitória da Conquista, já vasa para São Paulo e Pernambuco, com Petrolina, e agora chega a Sergipe. 

Ele começa a atuar em 2000, tem hoje cerca de 30 mil alunos e cursos na área de saúde, como Medicina, Enfermagem, Farmácia, Medicina Veterinária, Biomedicina, Odontologia, Fisioterapia, Nutrição, além de outras áreas. Edilson Barbuda Lins é o reitor.

Apesar de começar por Medicina, o Centro Universitário UniFTC de Nossa Senhora do Socorro não terá curso somente nessa esfera. Outros cursos virão de arrasto. Tudo isso tem deixado o prefeito da cidade, Padre Inaldo Luis da Silva, PP, bastante animado com os horizontes futuros da cidade. 

“Isso é excelente para o município de Nossa Senhora do Socorro. Uma Faculdade de Medicina em Socorro é um vetor de crescimento em todos os segmentos, desde o imobiliário, ao científico, até o econômico em geral. Realmente é um marco para o município. Agregará muito valor à cidade”, diz Padre Inaldo.

 

Ω Quer receber gratuitamente as principais notícias do JLPolítica no seu WhatsApp? Clique aqui.

 

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.

Elcarlos Cruz
É muito bom estar sempre bem informado, agradeço a Jozailton o envio dessas matérias e notícias..
Devanier Lopes
Muito bem,conhecendo mais ainda Sergipe