Aparte
Semana de filiações marca mais uma etapa do calendário eleitoral 

Os partidos têm até este sábado para fechar o ciclo das filiações

Esta reta final de março, com extensão até este sábado, dia 2 de abril, marcou algumas datas importantes do calendário eleitoral com prazos que devem ser observados por candidatos e partidos que pretendem concorrer às eleições 2022.

A janela partidária, período em que deputadas e deputados federais, estaduais e distritais, poderão trocar de partido para concorrer sem perder o mandato, é um deles e terminou nesta sexta-feira, 1º.

Já neste sábado, 2, faltando exatamente seis meses para as eleições – marcadas para o dia 2 de outubro - termina o prazo para a desincompatibilização de quem pretende concorrer a algum mandato na eleição e ocupa alguns tipos de cargo público. É também a data limite para que todas as eventuais candidatas e candidatos estejam com a filiação deferida pelo partido político pelo qual pretendem concorrer.

Em virtude disso, os partidos realizaram, durante toda a semana, suas filiações. Foi uma feira-livre. Na quinta-feira, 31 de março, o PSD, promoveu uma manhã inteira para receber os novos integrantes - entre eles, nomes como os do deputado estadual Luciano Bispo, que deixou o MDB; do deputado federal Fábio Reis, que também deixou o MDB, e o da deputada Janier Mota, que saiu do Partido Liberal. 

 

Ω Quer receber gratuitamente as principais notícias do JLPolítica no seu WhatsApp? Clique aqui.

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.