Aparte
Vereadores de Tobias Barreto discutem mudança na histórica Feira da Coruja 

Neguita: “Independentemente do dia que a Feira será realizada, sendo à noite, será da Coruja”

De domingo para as quartas-feiras. A ideia de que essa simples alteração na Feira da Coruja, em Tobias Barreto, se torne permanente gerou confusão no município.

O debate ganhou as ruas, com manifestações populares, e foi parar na Câmara de Vereadores da cidade, segundo o parlamentar Elbert Santos Oliveira, conhecido como Neguita, MDB. 

“Perante a sociedade, há uma divisão de opiniões, sendo que uma maioria está a favor da mudança para as quartas-feiras à noite. Já na Câmara, as partes envolvidas estão sendo convocadas e ouvidas”, diz Neguita.

Segundo o vereador, na próxima terça-feira, dia 2 de junho, será realizada uma nova reunião para novos debates. Dessa vez, com apresentações de dados econômicos e opiniões sobre o dia a ser realizada a Feira. 

“O Projeto de Lei surgiu de iniciativa popular, cumprindo a Lei que obriga 5% de assinaturas do eleitorado. Com a repercussão, a Câmara cogitou realizar um plebiscito, mas estamos tentando através do diálogo com as partes envolvidas”, explica.

A ideia, segundo Neguita, é chegar a uma definição favorável a todos. Mas ele não esconde sua pretensão em que haja a alteração. “Como a própria nomenclatura “Feira da Coruja”, ela não está direcionada ao dia em que a feira é realizada. Mas ao horário”, justifica.

“E essa simbologia se concretiza justamente com a figura da coruja, que é um animal que não dorme à noite. Então, independentemente do em dia que a Feira será realizada, sendo à noite, será a Feira da Coruja”, argumenta. 

Outro ponto importante, segundo Neguita, é que a cidade de Tobias Barreto pratica o turismo comercial, ou turismo de negócios. “Ou seja, o que causa a dependência do turista comercial não é o dia, mas os nossos produtos, que são os melhores da Região e do Brasil”, assegura. 

Tradicionalmente realizada aos domingos, a Feira teve o dia mudado para a quarta-feira em virtude da pandemia e os consequentes decretos e restrições. Agora, o Projeto de Lei quer oficializar a mudança, tornando-a permanente. 

 

Ω Quer receber gratuitamente as principais notícias do JLPolítica no seu WhatsApp? Clique aqui.