Aparte
Jozailto Lima

É jornalista há 37 anos, tem formação pela Unit e é fundador do Portal JLPolítica. É poeta.

Adailton Sousa inicia Governo de Itabaiana com número reduzido de secretários. “Não posso inchar a máquina”, diz
Compartilhar

Adailton Sousa: “Não vejo porque mexer em um time que vem ganhando”

Desde que assumiu o Governo Municipal em 1º de janeiro, o novo prefeito de Itabaiana, Adailton Sousa, PL, tem buscado mostrar praticidade na resolução dos problemas que afligem a população itabaianense.

E a adoção de um número menor de secretários municipais, se comparada às demais nos últimos 30 anos, é uma modalidade posta em prática. 

“Eu participei, como secretário de Administração e chefe de Gabinete, da melhor gestão que Itabaiana já teve, a do prefeito Valmir de Francisquinho. Estou iniciando a minha com o menor número de secretários que Itabaiana já teve nas últimas décadas pois não posso inchar a máquina. Tenho que preparar Itabaiana para enfrentar uma crise que já é previsível para os municípios em 2021”, diz o administrador Adailton Sousa. 

Das 18 pastas existentes em Itabaiana, somente sete estão preenchidas, causando despesas, outras três foram ocupadas interinamente, sem gerar mais gastos.

A maioria dos secretários foi reconduzida da gestão do então prefeito Valmir de Francisquinho. “Na gestão de Valmir eu sempre tive liberdade de opinar em todas as pastas. O trabalho foi aprovado nas urnas, não vejo porque mexer em um time que vem ganhando nos últimos oito anos, seria retroceder”, pondera Adailton.

Assim, Deilza de Assis Santos, secretária na gestão de Valmir, seguiu na Secretaria de Obras, Infraestrutura e dos Serviços Públicos, e assumiu cumulativa e interinamente a Secretaria do Planejamento, Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente.

Gleison Parente Pereira, o Capitão Parente, foi reconduzido para Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte, assumindo interinamente o comando da Guarda Municipal.

Joselita Batalha, funcionária aposentada do Tribunal de Contas, segue no comando da Controladoria Geral do município. Mércia Félix, pedagoga, também seguiu comandando a Educação em Itabaiana. Osanir Costa, irmã do ex-prefeito Valmir de Francisquinho, segue comandando o Desenvolvimento Social do município. Outra que se mantém na mesma posição é Sandra Andrade, então secretária de Fazenda - mas hoje ela também acumula a Secretaria de Administração.

Novos secretários - O ex-vereador Rooseveltt Santana substituiu Gilmar Rezende na Secretaria de Cultura, Juventude, Esporte e Lazer. Como comunicador, radialista por profissão, Rooseveltt também responde interinamente pela Secretaria de Comunicação Social de Itabaiana.

A enfermeira efetiva Priscilla Melo substitui a mãe dela, Mara Rúbia, à frente da Secretaria Municipal de Saúde. 

Convite sempre aberto - O ex-prefeito Valmir de Francisquinho foi convidado para assumir a Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo, Infraestrutura e dos Serviços Públicos.

Valmir, a priori, optou pelo comando da Autoescola Itabaiana, empresa de sua propriedade, mas deve aceitar, nos próximos dias, o convite do novo prefeito de Itabaiana. 

 

Ω Quer receber gratuitamente as principais notícias do JLPolítica no seu WhatsApp? Clique aqui.

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.