Aparte
Superintendente da PRF, Flávio Vasconcelos, fala sobre capacidade de renovação da entidade

Flávio: “Ao longo de mais de 90 anos, a PRF demonstra capacidade de se renovar”

No cargo de superintendente regional da Polícia Rodoviária Federal em Sergipe – PRF/SE – desde julho de 2020 e há 14 anos integrante da corporação, Flávio Protásio de Vasconcelos conhece bem o funcionamento das engrenagens que movem a entidade e, como gestor, quer dar continuidade ao trabalho que já vem sendo realizado no Estado.

“Ao longo de mais de 90 anos, a PRF vem demonstrando capacidade de se renovar. Isso passa pelas rodovias federais a partir do trânsito em si e pelo combate à criminalidade. Então, adquirimos uma expertise policial muito boa, o que é demonstrado através de muitas apreensões de drogas, munições, armas, veículos recuperados, etc”, afirma.

“Fora as questões do trânsito em si, num trabalho incansável dos colegas que estão na atividade-fim para evitar acidentes. Por isso, a intenção é dar continuidade a esse trabalho, com inovação, tecnologia e melhor qualificação policial, para que tenhamos ainda melhor o atendimento à sociedade”, completa Flávio Vasconcelos.

Flávio tem formação em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, e ocupou por muitos anos funções ligadas à área antes de assumir a Superintendência, escolha que ele garante não ter cunho político. “A PRF e a sua gestão levam em consideração atribuições e qualificações que o servidor tem para assumir a função”, ressalta.

Além disso, segundo Flávio, a escolha não depende apenas da PRF. “Após a aprovação dos requisitos, o nome é submetido à Casa Civil e só posteriormente o secretário-executivo do Ministério da Justiça faz a publicação no Diário Oficial”, explica.

Um dos projetos executados já em 2020 foi o do peticionamento eletrônico. Hoje o cidadão tem, através do site da PRF, a possibilidade de fazer solicitações sem precisar ir até a sede da instituição. “Já havia sido pensado antes da pandemia, mas nesse momento vimos o quanto foi útil para o usuário. Além disso, também estamos apostando na integração com outras instituições”, revela o superintendente.

Flávio Vasconcelos admite que ocupar o cargo maior de uma Regional da PRF é motivo de muito orgulho. “Quando fiz o concurso da PRF não foi mais um. Foi o único concurso público que prestei. E é natural que se tenha esse pensamento de chegar ao nível mais alto em sua regional, não apenas pelo mérito, mas pela oportunidade de deixar sua marca, seu legado no que você entende ser bom para o efetivo e para a sociedade”, reitera.

 

Ω Quer receber gratuitamente as principais notícias do JLPolítica no seu WhatsApp? Clique aqui.