Aparte
Live da vereadora Ângela Melo vai refutar questões antirracista em Aracaju e Sergipe

Professora Ângela Melo: apertando o cerco contra práticas racistas

“Somos um país, um estado e uma cidade marcados por relações desiguais e opressoras de raça. Os diversos índices sobre acesso à saúde, à educação e às políticas públicas de um modo geral não deixam dúvidas sobre a necessidade de ações afirmativas que superem o racismo”.

Esta visão é demasiada consistente e pertinente e é esboçada aqui pela vereadora de Aracaju Professora Ângela Melo, do PT. E para debater e refutar essa realidade, ela vai realizar na sexta, 2, uma live sobre racismo e os desafios da luta antirracista em Aracaju e Sergipe.

Tudo terá início às 18h30 com transmissão ao vivo pelos canais da parlamentar no Youtube e Facebook. Durante a atividade, serão discutidas políticas públicas e ações institucionais de enfrentamento ao racismo na capital e no estado.

A atividade terá a participação de dois militantes do movimento negro em Sergipe, Ana Caroline Trindade e Severo D’Acelino, que são também pesquisadores das questões raciais.

Caroline é assistente social antirracista, servidora da Prefeitura de Aracaju, militante da Unegro Sergipe e do Coletivo de Assistentes Sociais Resistência e Luta e doutoranda em Serviço Social pelo Instituto Universitário de Lisboa/Portugal.

Severo é dramaturgo, ator, poeta e pesquisador. Participou da fundação do movimento negro contemporâneo em Sergipe, Bahia e Alagoas. É coordenador Geral da Casa de Cultura Afro Sergipana. Integrante do Instituto Nacional de Tradições e Cultura Afro-Brasileira.

A Live é também uma referência ao Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial, celebrado anualmente no 3 de julho, data que faz alusão à aprovação da Lei 1.930, em 1951, mais conhecida como Lei Afonso Arinos, primeira legislação brasileira contra o racismo.

 

Ω Quer receber gratuitamente as principais notícias do JLPolítica no seu WhatsApp? Clique aqui.