Aparte
Cabeça de Porco é nome forte e boa opção pro futuro do agrupamento de Luciano Bispo 

Cabeça de Porco: um dos favoritos a liderar a renovação do grupo de Luciano

Mesmo com a vitória de Adailton Souza, PL, nas eleições pela Prefeitura Municipal de Itabaiana, no agreste sergipano, o agrupamento liderado pelo presidente do Poder Legislativo sergipano, deputado Luciano Bispo, que saiu derrotado com a candidatura de Edson Passos, MDB, obteve alguns pontos positivos no último pleito que valem a pena ser destacados. 

Além de Edson Passos, que surge como principal nome de oposição para o futuro de uma agremiação partidária desgastada com a sequência de algumas derrotas, outro bom nome que obteve desempenho considerável nas urnas é o do vereador Sinvaldo Gois Teixeira, MDB. E ele é aliadíssimo do presidente da Alese.

Como Itabaiana é a terra dos apelidos, Sinvaldo Teixeira é conhecido por Cabeça de Porco, foi reeleito com 2.232 votos, ocupando o terceiro lugar no pódio dos mais votados e sendo o candidato a vereador com melhor desempenho dentro do agrupamento lucianista - os dois primeiros lugares foram ocupados por Breno de Vardo da Lotérica, PL, com 3.223 votos, e por Pedro da Agrovila, DEM, com 2.592, ambos do grupo de Valmir de Francisquinho. 

Essa votação de Cabeça de Porco reflete o considerado “excelente trabalho” realizado dentro do primeiro mandato e fora do parlamento itabaianense, como um assistencialista de tempo integral.

Eleito em 2016 com 1.804 votos, ocupando o décimo lugar, quatro anos depois ele vem em uma grande crescente, tendo em vista as diferenças nas regras das eleições de 2016 e 2020.

Com a mudança da legislação e o fim das coligações, o voto de vereador se tornou ainda mais garimpado, com o grande número de candidatos que ultrapassou a marca dos 150 para o legislativo itabaianense, dando uma média de 11 candidatos por vaga.

Mesmo com toda essa dinâmica, Cabeça de Porco ainda enfrentou o obstáculo que é ser de oposição a um agrupamento vitorioso na última década, tendo que buscar sua vitória dentro de um grupo que se mantém em declínio nos últimos anos.

O deputado Luciano Bispo, MDB, enfrenta grandes dificuldades em busca de um sucessor para o futuro. Seus irmãos, o ex-deputado estadual Arnaldo Bispo e Roberto Bispo, diretor-geral da Alese, segundo informações, não pretendem voltar mais a concorrer.

A esposa de Luciano, Roseli Andrade, PSD, que concorreu ao mandato de vice-prefeita ao lado de Edson Passos este ano, não demonstra pretensões para voltar a disputar um mandato eletivo.

De modo que tudo isso tudo favorece a Sinvaldo, que há mais de duas décadas se mantém fiel aos projetos de Luciano, ganhando a confiança dele e da família e pode aparecer como uma boa opção para futuras candidaturas. 

Por esses e outros fatores, muitos consideram o vereador Cabeça de Porco um dos principais favoritos a liderar, juntamente com Edson Passos, o projeto de renovação do grupo ao qual pertence. Talvez assim volte a haver equilíbrio na disputa na cidade serrana.

 

Ω Quer receber gratuitamente as principais notícias do JLPolítica no seu WhatsApp? Clique aqui.