Aparte
Opinião - Se o PT voltar ao governo fará muito mais por Itabaiana, por Sergipe e pelo Brasil

[*] Olivier Chagas

Nas últimas duas décadas, Itabaiana alcançou vertiginoso desenvolvimento. É claro que sente a onda de estagnação e retrocesso implantada no país e iniciada em 2015, quando tomou corpo o movimento golpista que afastou a então presidente Dilma Rousseff e se sucederam os governos de Michel Temer e de Jair Bolsonaro.

Contudo, apesar do golpe, quem verdadeiramente conhece o nosso município acompanha a sua evolução e não se deixa induzir por visões atrofiadas e casuístas. Percebe os novos ares que surgiram nos últimos 20 anos, especialmente nos governos do Partido dos Trabalhadores à frente da Presidência da República, protagonizados por Lula e Dilma, e do Governo do Estado capitaneado por Marcelo Déda.

Foi no primeiro mandato do presidente Lula que aportou por aqui o Campus da Universidade Federal de Sergipe. Mais tarde, também sob a batuta do governo petista, chegou o Instituto Federal.

Essas instituições geraram empregos diretos para professores e técnicos em massa e muito mais: abriram oportunidade de estudos para jovens e trouxe mais cabeças pensantes para nossa terra.

Ainda nesta toada, impulsionou a chegada de universidades particulares, através dos programas ProUni e Fies, criados em 2005. Essas ações trouxeram benefícios imensuráveis a nossa querida Itabaiana. Mas, registre-se que não foi só na educação que ocorreram ações importantes. 

A política de moradia popular e também para as mais sofisticadas permitiu avanço extraordinário na expansão da cidade, que quase dobrou de tamanho com áreas amplas e planejadas, ruas e avenidas pavimentadas, ciclovias, faixas de pedestre e praças, melhorando a mobilidade urbana e a qualidade de vida das pessoas. 

O Bolsa Família socorreu número recorde de pessoas mais pobres, exigiu que as famílias beneficiárias garantissem presença das crianças na escola e, por tabela, fomentou a economia local, que implicou na ampliação do comércio, da indústria e do setor de serviços. Nossas lojas foram ampliadas e modernizadas, não deixando nada a desejar em comparação com as de outros centros comerciais do país.

Também na era petista foi criada a farmácia popular, que garantia remédios a preços subsidiados para os mais pobres. O Samu - Serviço de atendimento móvel de emergência - que revolucionou o atendimento nesta área e salvou muitas vidas e ocorreu a reforma e ampliação do Hospital Regional Dr. Pedro Garcia Moreno Filho, implantando-se os primeiros leitos de Unidade de Tratamento Intensivo. 

Eu poderia continuar falando de diversas outras ações enquanto Lula, Dilma e Déda governaram o Brasil e Sergipe, que trouxeram enormes benefícios a Itabaiana, como aumento real do salário mínimo acima da inflação todos os anos, criação do piso salarial nacional dos professores, tornaram as polícias de Sergipe entre as melhores remuneradas do Brasil, o funcionamento do distrito industrial, pavimentação asfáltica de boa parte do Centro da Cidade.

Mas paro por aqui, na certeza de que construímos importantes bases para o desenvolvimento da nossa cidade. E por tudo isso, estou convencido: se o PT voltar ao governo fará muito mais por Itabaiana, por Sergipe e pelo Brasil.
 

[*] É advogado, ex-vereador de Itabaiana e ex-secretário de Estado de Meio Ambiente e de Recursos Hídricos de Sergipe.

 

Ω Quer receber gratuitamente as principais notícias do JLPolítica no seu WhatsApp? Clique aqui.