Aparte
CPI ouve nesta terça Osmar Terra, apontado como “padrinho” do “gabinete paralelo” da Covid

Osmar Terra deve depor na condição de convidado (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)

A CPI da Pandemia ouve nesta terça-feira, 22, o deputado federal Osmar Terra, MDB-RS, ex-ministro da Cidadania. Apontado como integrante do “gabinete paralelo” que orientava o presidente Jair Bolsonaro no enfrentamento ao coronavírus, ele deve depor na condição de convidado.

A participação de Osmar Terra no “gabinete paralelo” foi citada pela primeira vez em maio, durante depoimento do ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta à CPI.

Na ocasião, Mandetta afirmou que “outras pessoas” buscavam desautorizar orientações do Ministério da Saúde a Jair Bolsonaro. Entre eles, o ex-ministro da Cidadania.

Em um reunião realizada em setembro do ano passado com a presença do presidente da República, o parlamentar foi apresentado como “padrinho” de um grupo de médicos que apoiavam o uso de remédios sem eficácia contra a Covid-19. “Em várias oportunidades, Osmar Terra externou sua opinião sobre a forma como deveria se dar o enfretamento à crise. Imunização coletiva não pela vacinação em massa da população, mas por meio da exposição do maior número possível de pessoas”, afirmam os senadores Humberto Costa, PT-PE, e Rogério Carvalho, PT-SE, na justificativa do requerimento aprovado pela CPI.

O senador Alessandro Vieira, Cidadania-SE, é autor de outro pedido para ouvir Osmar Terra. Embora os requerimentos tenham sido inicialmente apresentados como convocação, acabaram sendo votados na forma de convite.

Osmar Terra tem 71 anos, é médico e é parlamentar pelo Rio Grande do Sul de 2001. (Agência Senado).

 

Ω Quer receber gratuitamente as principais notícias do JLPolítica no seu WhatsApp? Clique aqui.