Aparte
Ellen Carvalho, da Abbtur, vê com preocupação a situação dos turismólogos de Sergipe

Ellen Carvalho: semana do turismólogo pede reflexão crítica

“O turismo está em terceiro lugar como a atividade que mais movimenta a economia no Brasil, porém não é dado a ele a importância que lhe é devida”.

Esta constatação é da turismóloga Ellen Carvalho, presidente da Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo - Abbtur -, seccional de Sergipe.

A observação foi feita nesta segunda-feira, 27 de setembro, a propósito da data em que se comemora o Dia do Turismólogo em todo Brasil e, em Sergipe em particular, a semana dessa atividade e dos profissionais que servem a ela.

“Esta é uma profissão que surgiu na década de 50 e desde então vem mudando a forma de se planejar turismo. Neste dia 27 de setembro também é comemorado o Dia Internacional do Turismo, atividade que é tão importante para o desenvolvimento da economia local, gerando renda, empregos e movimentando o consumo”, diz Ellen Carvalho.

Por uma sugestão da própria Ellen Carvalho, cujo mandato à frente da Abbtur vai até o ano que vem, a deputada estadual Kitty Lima apresentou em 2019 na Assembleia Legislativa um projeto de lei instituindo a semana do turismo e do turismólogo em Sergipe a ser comorada nos últimos dias de setembro. A Alese aprovou, o governador Belivaldo Chagas sancionou e está valendo.

Como líder de classe, Ellen Carvalho vê o estágio em que vivem os turismólogos em Sergipe como algo preocupante. “Nesta pandemia, por exemplos, os profissionais da nossa área vêm sofrendo muitas demissões e vários buscando outras áreas de atuação”, diz ela.

“O turismo está voltando aos poucos e ainda tímido, mas existe uma chama que nunca se apagou e essa atividade, às vezes deixada de lado, promete ser extremamente importante para acelerar a economia e trazer grandes experiências a se vivenciar”, afirma a presidente da Abbtur.

Ellen Carvalho não é apenas uma turismóloga. Ela é especialista em Planejamento do Turismo, mestra em Desenvolvimento de Rotas e Roteiros, Turismo Rural, Ecoturismo, Turismo Criativo e de Experiências.

Além de presida Abbtur-SE, também preside a Rede Internacional de Turismo, é CEO da Carvalho Consultorias de Turismo, é criadora do Ônibus do Forró - BusTour Aracaju -, criadora da primeira Rota de Turismo Rural Sergipana - Rota Caminhos da Serra de Itabaiana, do Seminário Internacional de Turismólogos e Profissionais do Turismo e do Prêmio Melhores do Turismo.

 

Ω Quer receber gratuitamente as principais notícias do JLPolítica no seu WhatsApp? Clique aqui.