Aparte
Governo de Aracaju começa neste domingo a vacinar pessoas de 60 anos contra coronavírus

Edvaldo Nogueira: “Com a vacinação deste público, encerramos um ciclo muito importante”

O Governo Municipal de Aracaju iniciará a vacinação das pessoas de 60 anos contra a Covid-19 a partir deste domingo, 18.

O público priorizado nesta etapa - cerca de 6 mil pessoas - poderá se dirigir ao drive-thru instalado no Parque da Sementeira, às Unidades Básicas de Saúde ou aos pontos exclusivos para receber a primeira dose do imunizante.

Profissionais da saúde, das Forças de Segurança, Salvamento e Forças Armadas, além das pessoas com Síndrome de Down e Autismo também continuarão recebendo a vacina. Já na quarta-feira, dia 21, a Prefeitura da capital de Sergipe realiza o Dia D da Vacinação contra a gripe.

Assim como nas etapas anteriores, um cronograma foi definido pela Secretaria Municipal da Saúde para garantir a segurança da população que receberá a vacina.

Neste sentido, no domingo, 18, serão vacinados os idosos de 60 anos que nasceram entre abril e setembro de 1960. Na segunda-feira, 19, será a vez daqueles que nasceram entre outubro de 1960 e março de 1961. Já na terça-feira, 20, receberão o imunizante aqueles que têm mais de 60 anos e não se vacinaram nos dias anteriores.

“É com imensa felicidade que anunciamos mais uma etapa da campanha de vacinação contra o coronavírus, com a imunização dos idosos de 60 anos. Começaremos a partir de domingo e seguiremos até terça-feira”, anunciou o prefeito Edvaldo Nogueira em suas redes sociais, nesta sexta-feira, 16.

“Com a vacinação deste público, encerramos um ciclo muito importante, que é a imunização de todos os idosos de Aracaju. Uma grande vitória. Passaremos, então, para a segunda fase da campanha e definiremos como se dará esse novo momento seguindo o Plano Nacional de Imunização e as determinações do  Ministério da Saúde", reforça o prefeito aracajuano.

Para os idosos que se vacinarão no domingo, sete Unidades Básicas de Saúde estarão disponíveis. São as UBS Augusto Franco - no conjunto Augusto Franco -, UBS Francisco Fonseca - bairro 18 do Forte -, UBS Edézio Vieira de Melo - Siqueira Campos -, UBS José Calumby - Jardim Centenário -, UBS Marx de Carvalho - Ponto Novo -, UBS Anália Pina - Almirante Tamandaré - e UBS Cândida Alves - Santo Antônio.

Outra opção disponível é a Paróquia Nossa Senhora Perpétuo Socorro, localizada no bairro São Conrado. Também será possível receber a vacina no drive-thru do Parque da Sementeira, mediante apresentação do código autorizativo.

Nos dias da semana, a vacina será ofertada em 40 Unidades Básicas de Saúde, no posto itinerante do parque e nos seguintes pontos fixos: Cras João de Oliveira Sobral - Santos Dumont -, UBS Walter Cardoso, Estação Cidadania – Bugio -, Santuário Nossa Senhora Aparecida – Bugio -, quadra do Colégio CCPA – Grageru - e Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe – em frente a UBS Hugo Gurgel.

Para os profissionais de saúde, das Forças Armadas, Salvamento e Forças de Segurança, o imunizante também será disponibilizado na Escola Presidente Getúlio Vargas, no Siqueira Campos, com apresentação do código autorizativo, assim como no drive-thru.

Paralelo à vacinação contra a Covid-19, a Prefeitura iniciará a campanha de vacinação contra a Influenza. Na primeira fase, para qual foram destinadas 41.730 doses pelo Ministério da Saúde, serão priorizados trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, além de crianças de seis meses a menores de seis anos.

A vacina será disponibilizada em 40 Unidades Básicas de Saúde, com salas de vacinação ativas, das 8h às 16h. A Prefeitura realizará o Dia D, no  dia 21 de abril, no qual as equipes atuarão exclusivamente na imunização do público-alvo.

Para receber a vacina, é necessário, apenas, se dirigir a uma UBS e apresentar documento de identificação com foto acompanhado do cartão de vacinação.

No caso das gestantes, é fundamental apresentar, também, a caderneta da gestante, caso já tenha iniciado o pré-natal, ou resultado de exame, caso estejam nas primeiras semanas de gestação. A segunda fase da campanha contra a Influenza se dará a partir do dia 11 de maio e contemplará idosos acima de 60 anos e professores. (Agência Aracaju de Notícias).

Foto: Ana Lícia Menezes

 

Ω Quer receber gratuitamente as principais notícias do JLPolítica no seu WhatsApp? Clique aqui.