Aparte
Câmara de Lagarto antecipa eleição da Mesa Diretora para 2023-2024

Amilton Fraga presidirá Câmara até o final desta legislatura, em 2024

“Não somos o primeiro nem seremos o último”, diz presidente condutor desse processo. Esta semana, o Poder Legislativo de Lagarto virou notícia no Estado ao ter antecipado a eleição da Mesa Diretora para o biênio 2023-2024.

O presidente da Casa, vereador Amilton Fraga Fontes, PSC, falou com exclusividade à Coluna Aparte sobre o pedido de antecipação.

Para Amilton Fraga, que é advogado por formação e está no segundo mandato, a antecipação da eleição foi um pedido da maioria dos vereadores, não uma decisão personalizada dele. “O que fazemos é em conjunto, pensando no futuro do cidadão lagartense”, afirma.

“Continuamos tendo uma Câmara que objetiva trabalhar em prol da população e não sendo objeto de palanque político. Então, sendo eu eleito ou não, continuaria acompanhando o andamento dos projetos que estão sendo iniciados a longo prazo, e a forma que a Casa está sendo conduzida”, completa Amilton. 

A eleição ocorreu nesta quinta-feira, 8 de abril, e teve a recondução do próprio Amilton ao posto de presidente. “Acredito que a surpresa das pessoas em Lagarto se deve a essa antecedência na eleição, algo nunca visto. Mas não somos o primeiro, nem seremos o último município a fazer a eleição de um biênio assim”, ressalta. 

Vale lembrar que o Supremo Tribunal Federal - STF - proibiu a reeleição de presidentes de Casas Legislativas. “O STF não proíbe a antecipação, o que há é uma discussão sobre a reeleição. Nas últimas decisões, o que ficou claro é de que pode, sim, haver uma única recondução, conforme previsto na constituição estadual e na esfera municipal”, alega Amilton.

Segundo ele, o Regimento Interno da Câmara de Lagarto permite a eleição, que inclusive poderia ocorrer na mesma sessão onde aconteceu a primeira. “Esse exemplo foi seguido por alguns municípios sergipanos, que já realizaram as eleições dos biênios 2021/2022 e 2023/2024”, revela. 

Amilton reforça que a atual legislatura está tentando trazer uma nova política para o município de Lagarto, com a valorização da classe e, consequentemente, uma Câmara independente. 

Tudo isso para, segundo ele, tornar a Casa Legislativa um ambiente que honre o codinome de a “Casa do Povo”. “Queremos que os Poderes Legislativo e Executivo possam trabalhar juntos em benefício da população”, diz ele.

Segundo Amilton, em 90 dias de mandato, essa legislatura já conseguiu mudar a Escola Legislativa, reformar a Câmara, disponibilizar um gabinete coletivo para os vereadores, etc. “Nosso trabalho está apenas começando, mas se mostra mais promissor a cada dia”, garante. 

 

Ω Quer receber gratuitamente as principais notícias do JLPolítica no seu WhatsApp? Clique aqui.