Aparte
Câmara Federal aprova uso medicinal da cannabis sativa; proposta é de Fábio Mitidieri

Fábio Mitidieri: “Eu estou nesta luta há seis anos”

A Comissão Especial da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira, 8, a proposta de autoria do deputado federal Fábio Mitidieri, PSD, que trata de medicamentos formulados com cannabis sativa.

O relatório do Projeto de Lei 399/15 foi do deputado Luciano Ducci, PSB-PR, que, além dos medicamentos, amplia o uso do cânhamo para a utilização científica e industrial.

Fábio Mitidieri parabenizou o relator que fez uma proposta maior do que estava previsto no texto original e manteve o fundamento do projeto, que é salvar vidas dando dignidade a crianças, a jovens e idosos que precisam do medicamento.

“Eu estou nesta luta há seis anos. A batalha vai continuar no plenário, mas a vitória de hoje é para ser comemorada”, disse o deputado sergipano.

“Uma vitória pela vida de milhares de pessoas que necessitam dos medicamentos à base de Cannabis Sativa para aliviar suas dores, conter convulsões e dezenas de outras enfermidades. Muito obrigado a todos que nos ajudaram a dar este importante passo em direção a uma legislação moderna, que salva vidas”, afirmou o parlamentar.

Com o cultivo controlado, a expectativa é a de que o custo do tratamento e medicamentos tanto para pacientes quanto para o governo seja reduzido. Atualmente alguns medicamentos chegam a custar R$ 3 mil.
Aprovada pela Comissão Especial, a proposta já pode ser enviada diretamente ao Senado. Mas os deputados devem apresentar recurso para levar a análise da matéria ao Plenário da Câmara.

Foto: Claudio  Araujo 

 

Ω Quer receber gratuitamente as principais notícias do JLPolítica no seu WhatsApp? Clique aqui.