Aparte
Senadores veem “estupidez e zombaria” de Bolsonaro ao abrigar a Copa América no Brasil

Alessandro Vieira: “A estupidez realmente não tem ideologia”

A decisão do Governo do Brasil, de aceitar a realização da Copa América de 2021 aqui, depois de a Argentina e a Colômbia terem desistido em virtude da gravidade da pandemia de coronavírus, causou mal-estar e revolta na classe política brasileira nesta segunda-feira, 31 de maio.

No âmbito da CPI da Covid-19, houve repúdio de muitos sanadores à figura do presidente da República, Jair Bolsonaro. O tom foi o de que o presidente estaria zombando dos mais de 460 mil brasileiros mortos vitimados pela Covid-19 ao aceitar o pedido da Confederação Sul-Americana de Futebol e da CBF para fazer o evento no Brasil no pico da pandemia.

“Já tivemos presidentes conhecidos por “atravessar a rua para pisar na casca de banana do outro lado”. Bolsonaro segue a mesma linha. Não existe nenhuma lógica em aceitar a realização da Copa América em plena pandemia, com risco de terceira onda. A estupidez realmente não tem ideologia”, disse, via twitter, o senador sergipano Alessandro Vieira, Cidadania.

E a indignação de Alessandro Vieira não foi isolada. O vice-presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito do Senado que investiga ações e omissões do Governo de Jair Bolsonaro durante a pandemia, senador Randolfe Rodrigues, Rede-AP, quer convocar presidente da CBF para discutir o assunto.

Em reação ao anúncio de que a Copa América será no Brasil, Randolfe Rodrigues foi ao Twitter avisar que apresentou requerimento para convocar Rogério Caboclo, presidente da Confederação Brasileira de Futebol - CBF -, para depor na CPI.

“É necessário saber quais medidas foram planejadas para garantir segurança sanitária aos brasileiros diante da realização da Copa América com tanta celeridade em nosso país”, disse Randolfe. O evento será agora em junho.

Para esse senador, o Brasil não tem condições de sediar uma competição desse porte, pois a situação da pandemia ainda é grave no país. “Se for realizado, o evento será uma afronta às mais de 460 mil vidas que perdemos para a Covid-19 no Brasil!”, escreveu o vice-presidente da CPI.

Na justificativa do requerimento, Randolfe registra que Colômbia e Argentina recusaram sediar o evento devido à pandemia e à resistência das suas populações.

“O evento, que terá início no dia 13 de junho, agora será sediado no Brasil, país que tem mais de 460 mil óbitos por Covid-19, que ocupa o segundo lugar do mundo em número de mortes e que está na iminência de uma terceira onda da doença”, reclamou Randolfe.

“Diante desse cenário, esta Comissão Parlamentar de Inquérito precisa ouvir o presidente da CBF para saber que medidas foram tomadas para garantir a segurança sanitária dos brasileiros e das delegações estrangeiras durante a realização do evento”, afirma Randolfe na justificativa. 

O senador Jaques Wagner, do PT da Bahia, acusou o Governo brasileiro de ter ido além dos limites com essa atração da Copa América para o Brasil.

“Para trazer o que o povo precisa - vacina, auxílio emergencial de R$ 600 e empregos - é uma lesma. Para trazer a Copa América, um campeonato rejeitado por diversos países, é veloz. A crueldade ultrapassa todos os limites”, disse o parlamentar.

O ato foi visto como um “escárnio” pelo senador alagoano Renan Calheiros, MDB, relator da CPI da Covid. “Com mais de 462 mil mortes, sediar a Copa América é um campeonato da morte. Sindicato de negacionistas: governo, Conmebol [Confederação Sul-Americana de Futebol] e CBF. As ofertas de vacinas mofaram em gavetas, mas o ok para o torneio foi ágil. Escárnio”, disse Renan.

“Enquanto o povo cobra movimentos do governo no caminho da vacinação, Bolsonaro dá mais uma demonstração de descaso e insanidade, confirmando a Copa América no Brasil. Os governadores devem se posicionar no sentido contrário. É mais um grande absurdo desse governo”, protestou o senador Humberto Costa, PT de Pernambuco.

“Surreal que um governo que ignore compra de vacinas numa pandemia mundial responda tão rapidamente um pedido para realização de um evento internacional no país. A Copa América no Brasil é um deboche e um desrespeito com às 460 mil famílias em luto no país”, disse a senadora Eliziane Gama, Cidadania, do Maranhã.

“Após a recusa de países vizinhos, Bolsonaro quer promover a Copa América no Brasil, justo quando caminhamos para uma terceira onda. Bolsonaro é “imbroxável” na sua sabotagem à saúde dos brasileiros: foi sua negligência na vacinação que privou o povo do futebol!”, acusou o senador  Fabiano Contarato, Rede, do Espírito Santo.

“É inaceitável que o Brasil veja países irmãos desistirem de sediar a Copa América para preservar vidas, e o governo Bolsonaro expor ainda mais os brasileiros ao risco de morte aqui, com 460 mil vidas perdidas. Foram nove meses pra responder a Pfizer, e 10 minutos a Conmebol. Repúdio já!”, assegurou o senador Rogério Carvalho, do PT de Sergipe.

 

Ω Quer receber gratuitamente as principais notícias do JLPolítica no seu WhatsApp? Clique aqui.