Aparte
Deputados Jorge Picciani, Paulo Melo e Edson Albertassi se entregam à PF do Rio

Jorge Picciani: decisão sobre manutenção da prisão vai depender da Alerj

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro - Alerj -, Jorge Picciani, e os deputados Paulo Melo, PMDB, e Edson Albertassi, PMDB se entregaram na sede da Polícia Federal no Rio de Janeiro, na tarde desta quinta-feira, 16, após o Tribunal Regional Federal da 2ª Região - TRF2 - decidir, por unanimidade, acatar o pedido do Ministério Público Federal de suas prisões preventivas.

A Alerj irá analisar, quando for notificada (o que deve ocorrer em até 24 horas), se os deputados permanecerão ou não presos.

Parlamentares aliados de Picciani já articulavam uma forma de evitar a prisão dele. A estratégia tem como base a decisão recente do Supremo Tribunal Federal – STF - que, ao julgar o pedido de prisão do senador Aécio Neves, PSDB-MG, feito pela Procuradoria-Geral da República, decidiu que caberia à Casa à qual pertence o parlamentar a palavra final sobre pedidos de prisão, afastamento do cargo e outras medidas cautelares.

Segundo a Procuradoria Regional da República da 2ª Região, Jorge Picciani, seu antecessor Paulo Melo e o segundo vice-presidente, Edson Albertassi, formam uma organização que vem se estruturando de forma ininterrupta desde a década de 1990. O grupo contaria com a participação ainda do ex-governador Sérgio Cabral, que também foi deputado estadual e já presidiu a Alerj. (Do Jornal do Brasil)