Aparte
Opinião - Em 90 dias, vi muito do que pode um mandato de vereador. Esperem mais de mim

[*] Ricardo Marques    

Não posso iniciar este texto de forma distinta - não sem antes agradecer às 2.501 pessoas de quem recebi votos no último pleito municipal.

Votos esses que me possibilitaram hoje ocupar uma das cadeiras de parlamento municipal da cidade de Aracaju, num mandato concedido a mim pelo povo e que pertence não somente àqueles que votaram em mim, mas a todos os cidadãos aracajuanos.

As bandeiras que levantei em campanha não são personalistas nem tão pouco eleitoreiras. As defendi na corrida eleitoral e continuarei a fazê-lo enquanto estiver sob o mandato vereador.

Aliás, são as mesmas pautas que defendi em décadas de trabalho como jornalista nesta cidade. Escrevo isso em primeira instância para que todos que me leem compreendam que fui eleito para legislar, representar e fiscalizar.

Com isso, estou dizendo que não serei apenas mais um vereador enclausurado em gabinete. Para além disso, nessa introdução também agradeço ao Jozailto Lima pelo espaço concedido em seu Portal de notícias.

Como jornalista por formação e prática, sei como poucos a importância da mídia para transparecer e jogar luz aos fatos que se sucedem nos bastidores da política.

A imprensa tem um papel fundamental ao levar o clamor do povo até os ouvidos dos políticos, representantes estes que muitas vezes cerram-se em seus castelos e saem apenas na próxima eleição para pedir mais uma vez o voto da população. Não sou e não serei um desses.

Eu fui eleito pelo povo aracajuano, meu nome foi construído nas ruas, avenidas e lares aracajuanos em décadas de trabalho e a primeira diferença que percebi desde o início do mandato é que, atualmente como vereador, disponho de mais ferramentas para cobrar do Poder Executivo ações e medidas em prol da população do que eu dispunha antes.

E é isso que tenho feito nas últimas semanas em relação ao caos no transporte público em época de pandemia, após semanas sendo a única voz no parlamento a abordar essa questão, cobrando.

Mas também sugerindo medidas. Aliás, a Prefeitura sensibilizou-se e já iniciou a execução de algumas ações no sentido de minimizar a crise existente e agravada por causa da pandemia da Covid-19 no transporte público.

Nesses 90 dias de mandato popular, apresentei 79 proposituras entre ofícios, requerimentos e indicações, além de Projetos de Lei. Ouvi inúmeras demandas e pedidos que fiz questão de levar aos ouvidos do Governo de Aracaju.

No entanto, por vezes, tenho a sensação de que o Poder Executivo não aprecia a fiscalização da parte dos vereadores. Inúmeros requerimentos de minha autoria já foram protocolados e sumariamente ignorados pela Presidência da Câmara, que faz parte do bloco da situação.

Essa, inclusive, é uma outra questão que me deixa atônito. No parlamento de Aracaju existem 24 vereadores, os da base votam em uníssono em pautas enviadas pelo prefeito e me parece que, ao mesmo tempo, ignoram o clamor da população em tempos de pandemia.

Aqueles que porventura acompanhem as sessões online da Câmara Municipal da capital de Sergipe podem ter a falsa impressão de não estarem vivendo em Aracaju, mas na Suíça ou Finlândia, ao se deparar com os inúmeros elogios e honrarias dedicados pelos vereadores ao nosso prefeito.

Lembremos que Aracaju já não é mais a cidade da qualidade de vida de tempos de outrora e por ela ainda há muito a ser feito. Minha atuação tem sido, e continuará a ser nos próximos anos, de independência, de respeito ao pagador de impostos e de zelo com a coisa pública.

Não aceitarei que me coloquem em uma caixinha ideológica. Serei da situação em todas as pautas que forem boas para o município e de oposição a todas que forem ruins, independentemente de quem as apresente. Dessa forma pautarei o mandato concedido a mim pela população.

Mas, apesar das dificuldades, acredito muito nessa nova legislatura. Temos pela frente a oportunidade ímpar de trabalhar em prol da cidade e dos cidadãos dela. Todavia, ressalto a importância de a população acompanhar de perto o nosso trabalho e cobrar dos parlamentares eleitos uma atuação exemplar e digna do mandato que ocupamos por ora.

[*] É jornalista profissional e vereador de Aracaju pelo Cidadania.

 

Ω Quer receber gratuitamente as principais notícias do JLPolítica no seu WhatsApp? Clique aqui.