Aparte
Opinião - Por Felipe Nascimento Garcia Moreno, a Engenharia em Sergipe está de luto

[*] Monica Arcanjo

Na última quinta-feira, 6 de maio, morreu de Covid19 num hospital de Aracaju o engenheiro civil e especialista em avaliações e perícias Felipe Nascimento Garcia Moreno.

Felipe Nascimento Garcia Moreno atuava no setor de Engenharia e Edificações Escolares da Seduc desde 2017, como responsável pelos sistemas de combate a incêndio das unidades escolares.

Aos 33 anos, o jovem engenheiro que fazia parte dessas novas gerações da Engenharia em Sergipe sempre foi um aluno estudioso, dedicado e muito inteligente.

Felipe Nascimento Garcia Moreno era um amigo fiel dos seus amigos, um ser humano que sempre estava disposto a ajudar seus pares, amigos e familiares.

Felipe era sobrinho do professor Jorge Carvalho do Nascimento, ex-secretário de Estado da Educação de Sergipe, um tio por quem ele tinha um enorme orgulho e sempre salientava essa condição de sobrinho do grande intelectual.

Como sua amiga e em recuperação da segunda infecção pelo coronavírus, sinto a enorme perda para Engenharia e para todos que compõem a nova geração de engenheiros em Sergipe.

Felipe Nascimento Garcia Moreno era um profissional muito qualificado, com uma vasta experiência em obras públicas e privadas. Uma pessoa que só plantou o bem por onde passou e que, por isso, fez muitos amigos. E em virtude disso, foi emocionante a despedida desse nosso amigo de profissão.

O corpo dele saiu em cortejo do SVO por volta das 11h da manhã desta sexta-feira, 7, passando pela frente da Secretaria de Estado da Educação, onde recebeu homenagens de todos os funcionários, de seus colegas e dos amigos da Engenharia. De lá, o corpo do engenheiro seguiu para Itaporanga D’Ajuda, onde foi cremado.

Eu lamento aqui a ausência de uma nota de pesar, uma homenagem, feita pelo Conselho de Engenharia e Agronomia de Sergipe - Crea/SE -, que não se manifestou com a morte do profissional registrado ali.

Senhor presidente do Crea, nós que fazemos parte dessa nova geração de engenheiros e mantemos esse conselho de classe através das anuidades que pagamos através dos nossos serviços prestados à Engenharia, merecemos também ser lembrados e homenageados igualmente aos outros profissionais mais antigos que fazem parte do seu ciclo de amizades. Isso é revoltante e vergonhoso para um conselho de classe igual ao nosso.

Neste momento de tensão e luto, a Engenheira sergipana desabafa também: cadê as vacinas para nós engenheiros que também fazemos parte de serviços essenciais e estamos na rua trabalhando, exposto a esse vírus letal?

Até quando vamos ficar na plateia aguardando qual o colega de profissão que será o próximo a morrer? Portanto, vacina urgente para todos!

Infelizmente, nosso país têm um presidente que incentiva as aglomerações, o não-uso de máscaras ao invés de fazer uma campanha educativa a nível nacional com as medidas protetivas.

O Brasil não merece ter o presidente que têm. A cada dia perdemos um familiar, um amigo como Felipe Nascimento Garcia Moreno. Um colega. Não adianta ficar culpando governadores e prefeitos. A falta de agilidade para que todos tenham direito à vacina é do presidente da República.

O engenheiro Felipe Nascimento Garcia Moreno deixa sua mãe, a professora Denise, seu irmão Igor, sua esposa Lícia, colegas, amigos e demais familiares sem sua presença física. Que falta você fará para todos e para nossa Engenharia, meu amigo. Vá com Deus.

[*] É engenheira civil, engenheira de Segurança no Trabalho e técnica em Segurança no Trabalho.

 

Ω Quer receber gratuitamente as principais notícias do JLPolítica no seu WhatsApp? Clique aqui.