Aparte
Danielle reconhece que Edvaldo licitou a limpeza pública, ao contrário do que divulgou sua candidatura

Danielle Garcia: reconhecimento tardio e alguns equívocos

Depois de insistir, durante toda a campanha, na narrativa de que o prefeito Edvaldo Edvaldo, PDT, não teria feito a licitação da limpeza pública, a candidata à prefeita de Aracaju, Danielle Garcia, Cidadania, reconheceu, em entrevista ao Jornal da Fan, nesta sexta-feira, 27, que o gestor realizou o procedimento licitatório sim.

“De fato, em 2017, houve a licitação do lixo”, afirmou Danielle ao ser questionada acerca do tema pelo âncora do programa radiojornalístico. Antes, porém, sempre que se referia ao tema, a candidata do Cidadania afirmava que a licitação da limpeza pública era uma promessa não cumprida de Edvaldo.

Apesar de reconhecer como falsa a informação de que não teria havido a licitação do lixo, Danielle continua, de maneira equivocada, afirmando que há uma decisão judicial que obriga a Emsurb a não contratar a Torre - empresa vencedora do processo licitatório -, mas sim a Tecnal, concorrente que fora desclassificada e que, segundo a candidata, teria vencido a licitação.
Ao contrário do que afirma Danielle, a empresa Tecnal não venceu a licitação do lixo, haja vista ter sido desabilitada ainda durante o certame, como se constata ao se analisar a ação ajuizada por esta empresa, cujo processo é público e pode ser consultado no site do Tribunal de Justiça de Sergipe.

Demonstrando desconhecimento sobre os serviços da limpeza pública da capital sergipana, a candidata Danielle insinua haver possibilidade de fraude no processo de pesagem dos resíduos coletados em Aracaju. Para ela, poderia haver pesagem conjunta dos resíduos da coleta domiciliar e dos resíduos da construção civil, de modo a encarecer o valor do serviço.

Entretanto, tais resíduos são coletados por empresas diferentes, o que impossibilita a “mistura” sugerida pela candidata.
A licitação da limpeza pública de Aracaju, compromisso assumido por Edvaldo na campanha de 2016, foi cumprido no primeiro ano do atual mandato do prefeito, como se verifica a partir da análise dos documentos constantes no processo licitatório, os quais foram devidamente encaminhados aos órgãos de controle.

 

Ω Quer receber gratuitamente as principais notícias do JLPolítica no seu WhatsApp? Clique aqui.