Aparte
Opinião - Unimed Sergipe, uma cooperativa de saúde com visão social 

[*] Rômulo de Oliveira Silva 

A Unimed Sergipe é uma cooperativa médica que oferece saúde à população para além da atividade médica ao atuar sistematicamente na proteção do meio ambiente, com responsabilidade social e com ética nas relações. A Unimed Sergipe é uma empresa genuinamente sergipana, que há 37 anos atua no nosso mercado sem vocação mercantil, com ética, transparência e responsabilidade.

A empresa investe, rigorosa e metodicamente, em ações educativas e em parcerias que promovem a redução do impacto das suas atividades sobre o meio ambiente ao destinar adequadamente mais de 90% dos resíduos produzidos pelas suas unidades. 

Ainda em respeito ao meio ambiente, implantou, de forma pioneira no Estado, o “Programa Neutro”, que através do plantio periódico e anual de árvores em logradouros públicos, promove a compensação da emissão dos Gases de Efeito Estufa - GEE - produzidos pelas suas unidades e atividades - geradores, veículos, ar condicionados, etc. 

Outrossim, a Unimed Sergipe atua nas comunidades do Estado promovendo o bem estar social através de programas educativos que envolvem crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, a exemplo do programa social localizado no Conjunto Almirante Tamandaré, na nossa capital, onde 120 crianças e suas famílias são assistidas no contraturno da escola com atividades de reforço escolar, artes, esportes e cursos técnicos. 

Na cidade de Itabaiana a cooperativa apoia a mais antiga instituição musical do Brasil - a Sociedade Filarmônica Nossa Senhora da Conceição, de 1745 -, que abriga, nas suas instalações, cerca de 18 grupos musicais e 500 crianças e adolescentes aprendendo a arte da música, desde as primeiras lições até a formação profissional. 

Além disso, a empresa mantém, há mais de 12 anos, um coral constituído por jovens e idosos oriundos de diversos setores e categorias da nossa sociedade e por colaboradores que aprendem técnica vocal e fazem apresentações periódicas nas suas unidades e nos ambientes públicos e privados diversos. 

Ainda no campo social a cooperativa apoia entidades que abrigam idosos e incentiva a cultura local na produção artística do nosso Estado.

No ambiente econômico, a Unimed Sergipe prioriza parcerias com empresas e outras cooperativas locais, a exemplo da cooperativa Reviravolta, que recolhe e dá destinação adequada de parte dos nossos resíduos - papéis, papelões, cacarecos, pilhas, eletrônicos - e, cujos membros, cerca de 17 famílias, vendem os resíduos para empresas específicas e deles tiram o seu sustento, desenvolvendo a cadeia produtiva e social do Estado. 

Antes da parceria com a Unimed e a mobilização de outras entidades, as famílias da Reviravolta viviam em condições subumanas, de extrema pobreza, sobrevivendo dentro de um lixão.

Eu estive com eles na sua sede, em Nossa Senhora do Socorro, conheci as suas histórias e vi, nas suas palavras e olhares a gratidão e o respeito pela Unimed Sergipe.

A parceria da Unimed junto àquela comunidade promoveu mobilidade social, elevação à condição de cidadania e gerou renda e saúde para todos os membros do grupo, um exemplo pioneiro de economia circular.

Por tudo que foi dito e por muito mais ainda, a Unimed Sergipe pensa em saúde não somente pelo viés médico ou para alcançar apenas os seus clientes, mas também, através das ações amplas citadas acima, em benefício de toda sociedade.

Somos pioneiros no Estado no que se refere à destinação de recursos e investimentos em conhecimento em benefício da preservação e conservação do meio ambiente, na valorização das pessoas e grupos vulneráveis, conferindo a eles oportunidades de superação e prosperidade. 

A Unimed Sergipe é uma cooperativa médica criada, inicialmente, para proteger o médico da medicina mercantil e oferecer à sociedade um modelo diferenciado e amplo de saúde que fortalece o bem estar social e o desenvolvimento humano. E assim continua!

A Unimed Sergipe não é uma empresa mercantil de saúde que se apropria da vulnerabilidade alheia para angariar riqueza sem limites. Por seus princípios inalienáveis de ética, transparência e obediência às leis, não se fortalece pelo lucro material, mas pelo esforço coletivo com vistas ao desenvolvimento social e humano.  

Cooperados, colaboradores, beneficiários, bons parceiros e fornecedores e a saciedade sergipana como um todo devem sentir orgulho de fazer parte desse modelo de empresa de saúde que prioriza a sustentabilidade em todas as suas dimensões: ambiental, social e econômica.

Desprovidos de egoísmos e avareza, somos uma operadora de saúde que compartilha e multiplica prosperidade por todo o nosso Estado!

[*] É médico cooperado há 30 anos e membro do Conselho de Administração da Unimed.

 

Ω Quer receber gratuitamente as principais notícias do JLPolítica no seu WhatsApp? Clique aqui.