Aparte
Arthur Lira: autonomia do BC sinaliza blindagem da instituição contra quaisquer ingerências da política

Arthur Lira: realidade está mostrando que a politicagem não venceu

O presidente da Câmara Federal,  Arthur Lira, PP de Alagoas, afirmou que a aprovação nesta quarta, 10, pelos deputados da proposta que garante autonomia do Banco Central - BC - emite um sinal claro de que o país está avançando em governança e previsibilidade.

Para Lira, o trabalho em conjunto em torno de pautas de interesse do Brasil é uma resposta das instituições para superação da crise e mostra uma postura republicana entre Executivo e Legislativo.

A Câmara dos Deputados aprovou, por 339 votos a 114, o projeto de autonomia do Banco Central - PLP 19/19, do Senado Federal -, definindo mandatos do presidente e dos diretores do BC com vigência não coincidente com o mandato de presidente da República.

“O trabalho conjunto em torno de pautas centradas nos mais elevados interesses nacionais é a melhor resposta que as instituições podem dar para que o país supere suas dificuldades e recupere sua prosperidade para o nosso povo”, disse Lira por meio de suas redes sociais, após a aprovação do texto.

“É fruto de uma postura republicana de desprendimento do Executivo e de engajamento do Legislativo, emitindo um sinal claro para o mundo de que o Brasil está avançando em sua governança e previsibilidade”, afirmou.

Lira destacou ainda que a autonomia do Banco Central representa a blindagem da instituição de quaisquer ingerências na política monetária do país.

“Muito se especulou que a eleição das novas mesas do Congresso significariam o triunfo da “politicagem”, em sua pior acepção. A realidade está mostrando o contrário”, ressaltou Lira. (Fonte: Agência Câmara de Notícias).

Foto: Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados

 

Ω Quer receber gratuitamente as principais notícias do JLPolítica no seu WhatsApp? Clique aqui.