Aparte
Opinião - Katarina Feitoza, a delegada que encantou Aracaju

[*] Edson Júnior

Simpatia não é uma estratégia construída em sessões de marketing político com o propósito de atrair pessoas. Simpatia é uma forma espontânea de atração, um encontro natural de afinidades entre os seres humanos.

E simpatia é um sentimento que reina absoluto na delegada Katarina Feitoza, PSD, candidata a vice-prefeita na chapa do prefeito Edvaldo Nogueira, PDT.

Katarina Feitoza exala humanidade e por isso aproxima pessoas. Tive o cuidado de verificar vários arquivos de fotos das minicarreatas das quais ela tem participado e fiquei impressionado com o carinho que ela passa e recebe de igual forma das pessoas.

Diferentemente da imagem de dureza que formamos em torno de uma autoridade policial, Katarina é leve. Ela não assusta. Ao contrário, inspira confiança. 

Ao invés do semblante duro, Katarina se apresenta com sorrisos, mãos acolhedoras e sinceridade no olhar.

Dentre as dezenas de fotos que observei, a que ilustra este artigo diz muito sobre o jeito de ser de Katarina. São gestos que dizem muito dela.

Essa cena é comum em todas as minicarreatas. Em uma delas, uma moradora do 18 do Forte, que acompanhava esse cuidado da delegada com as pessoas, expressou seu sentimento com um generoso trocadilho: “Coisa linda, ela não é Katarina: é Katalinda”.

Quando a delegada Katarina Feitoza foi escolhida para ser a candidata a vice-prefeita ao lado do prefeito Edvaldo Nogueira, sabia-se que se tratava de uma competente e discreta gestora na segurança pública estadual, mas sem nenhuma passagem pela política. 

Detalhe que não atrapalhou a grandeza da chapa. Em pouco tempo, ela mostrou que não precisava de traquejo artificial para ser o que é e estreou na política de forma reveladora. 

Eis um nome novo sem fazer uso de clichês como “velha e nova política”. Katarina é uma novidade que renova o ar da política com sua própria história, sem recorrer à biografias alheias nem palavras de efeito. 

De acordo com alguns sites com significados de nomes, Katarina significa “pureza”, e é exatamente o que a delegada Katarina Feitoza traz no seu olhar. Pureza. Mas traz também paz, afeto e cuidado com as pessoas.

Pela forma como edificou sua vida, pautada na simplicidade, honestidade e trabalho, e por todo afeto, carinho e acolhimento dedicado às pessoas, a delegada que conquistou Aracaju tem nome: Katarina Feitoza. 

[*] É jornalista.