Aparte
Proposta de Lucas quer garantir ensino para jovens internados no SUS

Proposta de Lucas: "Elas não ficaram doentes porque quiseram, mas têm o direito de estudar”

Muitas crianças e adolescentes, por motivo de internação hospitalar, acabam sendo prejudicadas em relação aos estudos.

Isso por não ter acesso ao ensino durante esse período, o que pode significar a perda do ano escolar. E é aí que entra o trabalho da pedagogia hospitalar.

Este ramo de atuação se dedica ao ensino e desenvolvimento acadêmico dos jovens que, por motivo de doença ou internamento, não podem estar presentes em sala de aula.

Em outras palavras, garante-se que essas crianças e adolescentes continuem seus estudos. O vereador Lucas Aribé, Cidadania, entende a importância desse trabalho.

Tanto que uma das suas propostas envolve a criação do Programa de Pedagogia Hospitalar, instituindo um atendimento pedagógico hospitalar humanizado na rede municipal de Aracaju.

A ideia é a de atender aqueles que estão em situação de internamento através do Sistema Único de Saúde - SUS. Para Lucas, é imprescindível garantir que esse público continue tendo acesso ao conteúdo que é passado em sala de aula.

“Essas pessoas que estão internadas em hospitais não têm condições de ir à escola. Queremos ajudar as pessoas que estão afastadas da escola por motivo de doença. Elas não ficaram doentes porque quiseram, mas têm o direito de estudar”, afirma o parlamentar de Aracaju.

Uma das formas de viabilizar esse projeto é o estabelecimento de parcerias com universidades e outras instituições para não onerar a administração e, ao mesmo tempo, incentivar o desenvolvimento da prática profissional para acadêmicos

“A Avosos, por exemplo, já desenvolve um serviço de pedagogia hospitalar. Ou seja, as entidades e instituições de ensino podem se somar em algo totalmente possível e que não gera custo”, garante o vereador.

 

Ω Quer receber gratuitamente as principais notícias do JLPolítica no seu WhatsApp? Clique aqui.