Aparte
Conselho de Ética envia representação contra Chico Rodrigues para Advocacia do Senado

Presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado, Jayme Campos, informou que pediu à Advocacia do Senado que analise a representação (Edilson Rodrigues/Agência Senado)

O presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado, Jayme Campos, DEM-MT, informou que pediu à Advocacia do Senado que analise a representação dos partidos Cidadania e Rede Sustentabilidade contra o senador Chico Rodrigues, DEM-RR.

Segundo Jayme Campos, não há prazo regimental estabelecendo prazo para que os advogados se manifestem. “Contudo, é bom que se esclareça que a Resolução nº 7 da Mesa Diretora impede as reuniões presenciais das comissões”, disse ele.

“Portanto, para que seja dado prosseguimento ao parecer da Advocacia do Senado é preciso revogar tal resolução. Caso contrário, estaremos impossibilitados de nos reunirmos. Não só o Conselho de Ética, mas as demais comissões do Senado. Esse é o rito processual que temos de observar” completou. 

Jayme Campos confirmou que sugeriu a Chico Rodrigues que solicite uma licença regimental, inclusive para acabar com um possível entendimento de que o senador poderia atrapalhar as apurações e o andamento dos trabalhos se continuar no exercício do mandato. 

“Foi apenas uma sugestão. Cabe a ele tomar a decisão. Como presidente do Conselho de Ética, cabe a mim cumprir o rito processual, o que é minha obrigação”, afirmou. 

Chico Rodrigues foi alvo da Operação Desvid-19, realizada pela Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União para investigar desvios de recursos públicos, provenientes de emendas parlamentares, que deveriam ser destinados ao combate da pandemia de Covid-19. 

Durante uma operação de busca e apreensão em Boa Vista, os agentes encontraram grande volume de dinheiro em espécie em posse do senador.

Logo após a operação, Chico Rodrigues pediu dispensa da função de vice-líder do Governo Jair Bolsonaro no Senado. E, nesta segunda-feira, pediu dispensa do Conselho de Ética do Senado e também da Comissão Mista que acompanha as ações do governo contra a Covid-19, da qual era suplente. (Fonte: Agência Senado).

 

 

Ω Quer receber gratuitamente as principais notícias do JLPolítica no seu WhatsApp? Clique aqui.