Aparte
Brasil precisa se posicionar na OMC pela quebra de patentes de vacinas contra a Covid-19, diz Paim

Paulo Paim: a receita para se produzir a vacina como bem público da humanidade

Em pronunciamento nesta terça-feira, 6, o senador Paulo Paim, PT-RS, pediu que o Brasil mude de posição e vote a favor da quebra temporária de patentes de vacinas contra a  Covid-19, quando o assunto voltar a ser discutido, em abril, pela Organização Mundial do Comércio.

Ele classificou com um absurdo que mais de 100 países pobres ainda não tenham começado a vacinação e criticou os que veem a produção de vacinas como uma questão apenas comercial e visando o lucro.

"A chamada quebra de patentes ou licença temporária é uma solução viável, ou seja, a fórmula, a receita, para se produzir a vacina se tornaria pública, um bem público da humanidade e dessa maneira, os laboratórios dos países pobres e em desenvolvimento poderiam também produzir, como é o caso do Brasil", ressaltou Paim.   

Paim afirmou que, de acordo com especialistas, o Brasil poderia começar a produzir as vacinas em um prazo de 90 dias, se fosse aprovada a licença temporária. Assim, além de ter condições de vacinar toda a população a um custo bem menor, o País ainda poderia fornecer vacinas a outras nações.   

Fonte: Agência Senado

 

Ω Quer receber gratuitamente as principais notícias do JLPolítica no seu WhatsApp? Clique aqui.