Aparte
Luiz Roberto Dantas: “Presença de lixo nos rios gera graves consequências à fauna, flora e à saúde pública”

Um sofá: objeto encontrado nas águas do rio do Sal

“A consciência é a palavra-chave e, mais do que nunca, as pessoas precisam entender que a presença de lixo nos rios gera graves consequências à fauna e à flora, à saúde pública, além de ter efeito direto no assoreamento e pode impedir o fluxo de água nos canais, ocasionando enchentes”.

Estas advertências são feitas pelo presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas. E, para fazer valer essas ponderações, a Prefeitura de Aracaju amplia a programação dos serviços operacionais e direciona ações de monitoramento e limpeza às vias fluviais.

Executado através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos -Emsurb -, esse trabalho foi viabilizado após a aquisição de uma embarcação de pequeno porte, que é utilizada para otimizar a retirada de resíduos em pontos de difícil acesso.
“A ronda fluvial pode acontecer conforme programação elaborada, a partir de informações dos fiscais da Diretoria de Operações – Dirop - e denúncias manifestadas pela população. E para definir o mecanismo a ser adotado em cada ocasião, a empresa municipal leva em consideração o acompanhamento de situações adversas que podem comprometer o escoamento regular da rede de drenagem da cidade”, explica o diretor de Operações, Bruno Moraes.
Nos últimos dias, a intervenção ocorreu nos rios do Sal e Poxim. No primeiro deles, nas proximidades do bairro Bugio, os agentes chegaram a recolher dois sofás. Já no segundo, a ação resultou na verificação e na coleta de diversos tipos de resíduos, também provenientes do descarte irregular.

Conforme o presidente, a atuação da Emsurb se dá, principalmente, antes e durante os períodos com maior incidência de chuvas, quando há  preocupação maior com o descarte irregular de lixo e, consequentemente, com os transtornos causados à cidade e seus moradores.
“É válido ressaltar que a gestão municipal tem investido, cada vez mais, em mobilizações de educação ambiental nas comunidades e em várias ferramentas para o recebimento de resíduos sólidos, a exemplo do Cata Treco, ecopontos e caixas estacionárias", completou o presidente.

LEGISLAÇÃO AMBIENTAL E DENÚNCIAS - A prática de descarte irregular de resíduos, seja em ambientes urbanos ou em áreas de ecossistemas, a exemplo dos rios, é considerada crime ambiental de acordo com a lei municipal nº 4.452/2013. Conforme a legislação, atos dessa natureza podem ser punidos através da aplicação de multa e outras penalidades.  
As denúncias sobre este tipo de conduta devem ser encaminhadas à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), pelos telefones 3225-4178 / 98149-2497. Para solicitar a equipe de limpeza, o contato pode ser feito com a Ouvidoria da Emsurb, pelo 3021-9908.

 

Ω Quer receber gratuitamente as principais notícias do JLPolítica no seu WhatsApp? Clique aqui.