Aparte
Zezinho Sobral pede inclusão de sergipanos com Down e Autismo nos grupos prioritários de vacinação

Zezinho Sobral: ampliando o leque de prioridades para a imunização

Atento às ações de combate e enfrentamento do coronavírus em Sergipe, o deputado estadual Zezinho Sobral, Pode, apresentou uma indicação na Assembleia Legislativa que solicita ao Governo do Estado a inclusão de sergipanos com síndrome de down, autismo, doenças crônicas, bem como acompanhantes de idosos - independentemente da idade - no grupo prioritário do Plano Estadual de Imunização.

“Recebi diversas mensagens de pais, mães, tios aflitos porque os filhos e sobrinhos com down precisam dessa assistência. Crianças, jovens e adultos têm dificuldades de utilizar a máscara. A Constituição Federal, a Lei Brasileira de Inclusão e as entidades voltadas para direitos humanos garantem a prioridade desses grupos”, pontua o parlamentar.

“Muitos possuem comorbidades, problemas pulmonares, respiratórios e cardíacos, e a vacinação seria um grande aliado na prevenção. Daí a importância de garantir que as pessoas com síndrome de down e autismo sejam vacinadas o quanto antes”, explica Zezinho Sobral. 

O deputado se soma à luta de muitas famílias sergipanas que desejam incluir os entes nesses grupos prioritários. “Sabemos que os grupos prioritários são definidos pelo Ministério da Saúde, mas já solicitei à Secretaria de Estado da Saúde para atender a esses sergipanos. Também solicito a inclusão de sergipanos portadores de doenças crônicas como, por exemplo, diabetes, hipertensão, trombose, que têm risco aumentado ao coronavírus”, ressaltou Sobral. 

Zezinho Sobral solicitou também a inclusão de acompanhantes de idosos no Plano Estadual de Imunização, quaisquer que sejam suas idades. “São pessoas que permanecem em contato diuturno com o grupo mais vulnerável em face da Covid-19, os idosos”, diz ele.

“A vacinação dos acompanhantes como grupo prioritário tem por escopo a proteção deles, das famílias e dos próprios idosos. Também peço vacinação para os bancários, motoristas e cobradores de ônibus, e todas os que diariamente têm contato com outras pessoas, se expondo aos riscos e que precisam de imunização. A vida é prioridade”, pontuou Zezinho Sobral.

 

Ω Quer receber gratuitamente as principais notícias do JLPolítica no seu WhatsApp? Clique aqui.