Aparte
Pedetistas veem no PDT um novo farol da democracia e do desenvolvimento

Professor Bittencourt é um quadro político experiente, de sólida formação intelectual

Com o título de “Boas-vindas trabalhistas ao Professor Bittencourt!”, dez representantes de entidades sociais ligadas ao PDT distribuíram nesta sexta-feira, 8, uma nota na qual, além de saudar a chegada do vereador aracajuano, manifestam uma boa convicção de que esse partido terá muito a contribuir com o processo democrático, político e socioeconômico de Sergipe e do Brasil.

“Recebemos com alegria e esperança a notícia da filiação de Antônio Bittencourt Júnior ao PDT. O Professor Bittencourt é um quadro político experiente, de sólida formação intelectual, reputação ilibada, respeitado na esquerda e fora dela, detentor de mandato legislativo (vereador de Aracaju) e que sempre esteve filiado ao mesmo partido (PCdoB)”, dizem os signatários da nota Boas-vindas trabalhistas ao Professor Bittencourt! Veja a partir aqui o que mais diz ela.

“O Partido Democrático Trabalhista – PDT - é uma agremiação política com rico legado. Realizou importantes obras administrativas, inúmeros de seus quadros exerceram protagonismo na cena política nacional e, além disso, conseguiu formular, ao longo do tempo, um pensamento político original: o trabalhismo brasileiro. O Brasil contemporâneo traz a marca do trabalhismo, do PDT e de seu precursor, o PTB.

Sergipe é um Estado onde o PDT já teve grande expressão política - em 1992, elegeu o prefeito de Aracaju e, em 1994, disputou o 2º turno para o governo estadual. Porém, o PDT sergipano perdeu muito de sua força nas últimas décadas. A bem da verdade, pode-se dizer que, em âmbito nacional, após a morte de Brizola em 21/06/2004, o PDT passou por uma fase de estagnação.

Com o ingresso de Ciro Gomes, em setembro de 2015, abriu-se um novo ciclo na história da legenda. O número de filiações tem crescido, o PDT voltou a mobilizar a juventude em diversos estados e cidades brasileiros e nossos resultados eleitorais melhoraram. No último pleito presidencial, o candidato pedetista conquistou o 3º lugar. E, na seara da Câmara Federal, a eleição de 2018 rendeu ao PDT sua maior bancada dos últimos 20 anos (28 deputados federais).

Porém, o mais importante é que agora nosso partido propõe uma agenda moderna para o país: o Projeto Nacional de Desenvolvimento - PND. A tradição trabalhista - prodigiosa em matérias como desenvolvimento econômico e soberania nacional (Getúlio Vargas), justiça social (Alberto Pasqualini), reformas de base (João Goulart), educação integral (Darcy Ribeiro e Leonel Brizola), igualdade racial (Abdias Nascimento e Caó) e feminismo (Therezinha Zerbini e Lélia González) - foi enriquecida por uma visão arrojada de gestão pública e pelo novo desenvolvimentismo. O trabalhismo é o fio da história que perpassa a contemporaneidade brasileira. E o PND de Ciro Gomes abriga os mais caros valores da experiência trabalhista no Brasil.

Contudo, o fortalecimento do PDT, a organização de um novo campo político (trabalhista e nacional-desenvolvimentista) e a construção de hegemonia favorável ao desenvolvimento nacional são tarefas históricas que, embora já em curso, levarão anos para serem concretizadas.

Aqui em Sergipe, houve um delay entre a modernização iniciada nacionalmente no partido e a realidade pedetista local. O processo eleitoral de 2018 serve de ilustração. Mesmo lançando postulantes a vice-governadora e a deputado federal, o PDT/SE não teve capacidade de encampar a candidatura de Ciro Gomes no Estado.

A filiação de Edvaldo Nogueira, em 2020, trouxe novo alento ao pedetismo sergipano. E sua recente nomeação como presidente estadual da sigla ampliou nossas expectativas. É como se, finalmente, os ventos do novo ciclo histórico do PDT nacional soprassem na Terra Serigy.

Hoje o PDT/SE conta com o prefeito da capital e uma das maiores lideranças da esquerda sergipana, ganhou a adesão de três deputados estaduais (Garibalde Mendonça, Zezinho Sobral e Maria Mendonça), poderá indicar o vice-governador em uma das chapas estaduais e lançará nominatas competitivas para deputados estaduais e federais.

Ademais, a militância orgânica pedetista também tem sido revigorada. Os movimentos de base Juventude Socialista – JS -, Movimento Comunitário Trabalhista – MCT - e Movimento Cultural Darcy Ribeiro – MCDR - estão devidamente formalizados e atuando; o Movimento Trabalhista Pela Educação – MTPE - e o Cristãos Trabalhistas - que não existiam em Sergipe -estão sendo organizados; e os tradicionais movimentos PDT Diversidade, Ação da Mulher Trabalhista – AMT -, Movimento Negro e PDT Axé estão em processo de rearticulação.

Ainda há muito por ser feito. Estruturar diretórios municipais no interior, incentivar a nucleação de militantes e a organização dos movimentos de base nas diversas cidades, formar quadros políticos e projetar, em âmbito estadual, a imagem do PDT como um partido de centro-esquerda, trabalhista, desenvolvimentista, sério, qualificado e moderno exigirão muito esforço.

Nesse contexto, recebemos com alegria e esperança a notícia da filiação de Antônio Bittencourt Júnior ao PDT. O Professor Bittencourt é um quadro político experiente, de sólida formação intelectual, reputação ilibada, respeitado na esquerda e fora dela, detentor de mandato legislativo (vereador de Aracaju) e que sempre esteve filiado ao mesmo partido (PCdoB).

A renovação do PDT sergipano demandará cérebros, braços e corações. Estamos seguros de que o Professor Bittencourt contribuirá bastante com nossa luta por fortalecer o PDT em âmbito estadual, por desenvolver econômica e socialmente Sergipe e o Brasil e por eleger Ciro Gomes como o próximo Presidente da República.

Seja bem-vindo, camarada! Saudações trabalhistas! Aracaju/SE, aos 8 de abril de 2022.

Assinam esta nota:

Allan Moncorvo – PDT Axé

Etevaldo Santos Teles – Movimento Comunitário Trabalhista

Gerri Sherlock Araújo – Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini

Iran Enéas Galvão – membro do Diretório Nacional do PDT

Leandro Macedo de Oliveira – Juventude Socialista

Lucas Henrique de Souza Trindade – Juventude Socialista

Natália Pereira Dalto – Ação da Mulher Trabalhista

Paulo Palombo Pruss – Movimento Cultural Darcy Ribeiro

Rogério Pereira Viana – Movimento Negro

Victor Keven da Silva Andrade – Juventude Socialista

 

Ω Quer receber gratuitamente as principais notícias do JLPolítica no seu WhatsApp? Clique aqui.