Aparte
Valadares Filho pedirá mobilização da bancada do PSB contra aumento da energia

Valadares Filho: “A energia produzida pelas PCHs não é controlada pelo ONS”

O Senado aprovou na última quinta, 17 a Medida Provisória que viabiliza a privatização da Eletrobras e segundo o ex-deputado federal Valadares Filho, PSB, dois pontos aprovados causam uma preocupação maior, porque deixarão as contas de energia mais caras.

Trata-se da exigência da contratação de usinas termelétricas movidas a gás natural e da criação de reserva de mercado para Pequenas Centrais Hidrelétricas - PCHs. 

“As termelétricas produzem uma energia mais cara se comparada às hidrelétricas, eólicas e solares. Já em relação às pequenas centrais, especialistas dizem que a medida pode encarecer a conta porque a reserva de mercado contraria o princípio da livre concorrência nos leilões. Além disso, a energia produzida pelas PCHs não é controlada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico - ONS”, pontua Valadares. 

Valadares Filho vê com preocupação essa possibilidade de aumento do custo, uma vez que a energia é um insumo básico do setor produtivo, o que impacta na vida geral das pessoas.

“As mudanças aprovadas devem impactar o serviço, a agricultura e a indústria, aumentando o custo de vida dos brasileiros, já impactados pelos efeitos da pandemia na nossa economia”, afirma. 

“A MP da Eletrobras voltará para a Câmara, e como integrante do PSB, farei um apelo aos colegas de parlamento do partido para que rejeitem as mudanças e tornem o impacto da privatização da estatal - que devido à força do governo federal no Congresso deve ser aprovada - menos nocivo para o bolso dos brasileiros”, disse o ex-deputado federal.

 

Ω Quer receber gratuitamente as principais notícias do JLPolítica no seu WhatsApp? Clique aqui.