Aparte
Unidades de atendimentos a síndromes gripais já recepcionaram a mais de 48 mil pessoas 

Quatro unidades seguem ofertando serviço para quadros de suspeitas de síndrome gripal ou suspeito de Covid-19

Cerca de sete meses desde a ativação da primeira Unidade Básica de Saúde adaptada para atender a casos de síndromes gripais ou suspeitos de coronavírus, a Secretaria Municipal da Saúde de Prefeitura de Aracaju já atendeu 48.394 pessoas.

Como uma das portas de entrada de pacientes com suspeita de infecção pelo vírus, inicialmente foram estruturadas oito Unidades Básicas de Saúde para atendimento exclusivo desses pacientes, funcionando de domingo a domingo. Entretanto, com a estabilidade dos índices, o atendimento foi reformulado e, atualmente, quatro unidades seguem ofertando o serviço. 

Permanecem atendendo exclusivamente pacientes com quadro de síndrome gripal ou suspeito de Covid-19, a UBS Geraldo Magela (Orlando Dantas); UBS Ministro Costa Cavalcante (Inácio Barbosa); UBS José Machado de Souza (Santos Dumont) e a UBS Onésimo Pinto (Jardim Centenário). Diariamente, das 7h às 19h.

Além dessas unidades, também seguem ativos os atendimentos nas urgências dos hospitais municipais Fernando Franco e Nestor Piva, que continuam com os contêineres de atendimento exclusivo, funcionando 24h. “Como, na maioria dos casos, os sintomas são leves, os pacientes conseguem receber o tratamento devido nessas unidades sentinelas”, diz a assessora da Diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde, Josivânia Mesquita.

“Temos profissionais devidamente capacitados para que essas unidades sejam uma porta de acesso antes da Rede de Urgência e Emergência e, com isso, evitamos sobrecarregar os hospitais municipais”, completa Josivânia Mesquita.

Desde a ativação, ainda no mês de março, até o final de setembro, as quatro unidades sentinelas que seguem ativas foram responsáveis por 53,1% do atendimento geral, o que representa 25.713 pessoas atendidas.

Nesse período, foram 5.167 atendidas na UBS Ministro Costa Cavalcante; 6.790 na UBS Onésimo Pinto; 7.728 na UBS José Machado de Souza; 6.028 na UBS Geraldo Magela. Já nos primeiros 12 dias do mês de outubro, essas quatro unidades realizaram 3.256 atendimentos. 

Além da opção de buscar atendimento em uma das unidades de síndrome gripal, a pessoa que está apresentando sintomas leves ou está com suspeita de infecção da doença, antes de sair de casa também pode utilizar o serviço de monitoramento, através do MonitorAju pelo 0800 729 3534 ou pelo site da Prefeitura de Aracaju. 

O serviço de atendimento pelo site é 24h, enquanto a central por telefone funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h, e o monitoramento, que é o serviço de acompanhamento dos casos, funciona de segunda a sexta das 7h às 19h e aos sábados das 8h às 14h.

 

Ω Quer receber gratuitamente as principais notícias do JLPolítica no seu WhatsApp? Clique aqui.