Aparte
Encerrando ciclo de dois mandatos, Lucas Aribé define atuação como “mandato diferenciado”

Lucas agora se dedicará à carreira de jornalista, na qual é formado

O vereador Lucas Aribé encerra, neste final de 2020, um ciclo de oito anos como parlamentar em Aracaju. Hoje filiado ao Cidadania, Lucas ficou de fora do grupo dos eleitos dessa vez e analisa o período como uma importante experiência.

“Por ter servido aos aracajuanos de forma atuante, buscando sempre respeitar os seus interesses. E acima de tudo contribuir com leis, projetos, sugestões, indicações, discursos para o crescimento da nossa cidade”, diz Lucas Aribé.

Ele avalio seus mandatos de forma positiva, já que, segundo Lucas, conseguiu mostrar aos aracajuanos que “é possível fazer política com ética, com seriedade, compromisso, coerência e responsabilidade”.

“Trazendo um mandato diferenciado no aspecto de fomentar a participação popular e fazer na prática o que se espera de um legislador: ouvir os anseios e apresentá-los nas diversas formas possíveis”, ressalta. 

Mesmo assim, Lucas Aribé tem a sensação de que ainda ficaram coisas por fazer. “Ficou faltando a aprovação do estatuto do pedestre, pois o projeto foi feito, mas a gente não conseguiu transformá-lo em lei. Algo mais no ensino do xadrez. Gosto dessa modalidade e acho que precisa ser mais bem aproveitada nas escolas do município. E também algo relativo aos intérpretes de Libras”, revela.

Agora, Lucas se prepara para voltar a atuar em sua área profissional: o jornalismo. “Vou fazer muito mais ações no Instituto Iluminar. E acompanhar a política, continuando da mesma forma que no mandato - com voz ativa, buscando os espaços para me manifestar e reivindicar melhorias com relação a acessibilidade, aos diretos das pessoas com deficiência. Não vou parar de fazer nada disso”, garante. Confira a entrevista dele à Coluna Aparte

JLPolítica – O senhor chega ao fim de um ciclo de dois mandatos de vereador. São oito anos representando os interesses do povo de Aracaju. O que leva desse período?
Lucas Aribé -
É uma experiência muito importante da minha vida, por ter servido aos aracajuanos de forma atuante, buscando sempre respeitar os seus interesses. E acima de tudo contribuir com leis, projetos, sugestões, indicações, discursos para o crescimento da nossa cidade. E também sendo uma voz ativa da população, levando as causas sociais e os temas relevantes dentro da Casa do Povo. Acredito que pude cumprir o mandato prezando pela transparência, pela economicidade, pela participação popular. Então, tudo isso eu levo para a minha vida como uma experiência muito exitosa.

JLPolítica – Como o senhor avalia a sua própria atuação em todos esses anos?  
Lucas Aribé -
Avalio de forma muito positiva, uma vez que consegui mostrar aos aracajuanos que é possível fazer política com ética, com seriedade, compromisso, coerência e responsabilidade. Além de todas as outras características que são necessárias para os agentes públicos e para os legisladores. Trazendo um mandato diferenciado no aspecto de fomentar a participação popular e fazer na prática o que se espera de um legislador: ouvir os anseios e apresentá-los nas diversas formas possíveis. 

JLPolítica – O que o senhor gostaria de ter feito enquanto parlamentar e não conseguiu?
Lucas Aribé -
Ficou faltando a aprovação do Estatuto do Pedestre, pois o projeto foi feito, mas a gente não conseguiu transformá-lo em lei. Algo mais no ensino do xadrez. Gosto dessa modalidade e acho que precisa ser mais bem aproveitada nas escolas do município. Elaboramos o projeto, mas foi rejeitado na Comissão de Justiça. E também algo relativo aos intérpretes de Libras. Que esse cargo seja efetivado no município e que não tenhamos somente processos seletivos, mas sim um concurso público com vagas para essa função. 

JLPolítica - A que o senhor atribui a não conquista de um terceiro mandato?
Lucas Aribé -
Acho que foram diversos fatores que culminaram em uma eleição atípica por causa do processo pandêmico. Também a abstenção muito alta, principalmente na 27ª Zona, onde historicamente eu tenho a maior concentração de votos. Mas ainda o fato de termos muitos candidatos, mais do que o dobro em relação a eleição de 2016, sendo que alguns também trouxeram a bandeira da acessibilidade. Tudo isso contribuiu para o resultado obtido nas urnas.

JLPolítica - Quais os planos agora, sem um mandato pra chamar de seu?
Lucas Aribé -
Agora eu pretendo retomar a minha atividade profissional no jornalismo. Vou fazer muito mais ações no Instituto Iluminar. E acompanhar a política, continuando da mesma forma que no mandato - com voz ativa, buscando os espaços para me manifestar e reivindicar melhorias com relação a acessibilidade, aos diretos das pessoas com deficiência. Não vou parar de fazer nada disso. 

 

Ω Quer receber gratuitamente as principais notícias do JLPolítica no seu WhatsApp? Clique aqui.