Aparte
Kitty Lima e prefeito e vice eleitos de Neópolis unem-se em benefício do bem-estar animal

Célio, Kitty e Francisco: unidos pelo bem-estar dos bichos e das pessoas de Neópolis

“São inúmeros casos que chegam até nós e por isso sabemos que Neópolis precisa de uma atenção especial para a causa animal. Em conversa com o Célio e Dr. Francisco, e comprometi em ajudá-los a elaborar um planejamento para ações de cuidados com os animais e, quem sabe, colocarmos em prática o mais rápido possível a Lei da Castração no município”.

Esse é o resumo que a deputada estadual Kitty Lima, Cidadania, faz da reunião entre ela, o prefeito e o vice-prefeito eleitos de Neópolis, Célio Lemos Bezerra, o Célio de Zequinha, PL, e Francisco Paulo Antunes Carvalho, o Dr. Francisco, Cidadania, para tratar das políticas públicas de bem-estar animal. O encontro foi no gabinete da parlamentar, em Aracaju.

O futuro chefe do executivo do município às margens do rio São Francisco procurou a deputada Kitty Lima em busca de ajuda para elaborar ações que visem atender à demanda da causa animal na região a partir do próximo ano. Esse é um tema que é bandeira programática do mandato de Kitty.

A parlamentar pontuou a alta demanda de casos de pedidos de ajuda do município que chegam até ela por meio das redes sociais. Para Kitty, a ausência de políticas públicas que atendam à causa animal nos municípios sergipanos reforça a necessidade de um trabalho com olhar mais atento para a saúde deles e, consequentemente, para o bem-estar de todo o município.

A deputada lembra que o elevado número de animais em situação de rua é considerado um dos principais fatores que propiciam a proliferação de zoonoses. Por isso a importância de que se implemente no município uma política pública de castração de cães e gatos. Segundo dados oriundos de estudos acadêmicos, no Brasil há um cão para cada quatro habitantes, e um gato para cada 14.

Vale ressaltar ainda, pondera a parlamentar, que a reprodução sem controle desses animais traz inúmeros prejuízos à população, uma vez que cerca de 10% deles estão abandonados e acabam sendo portadores de doenças como a raiva, leishmaniose e leptospirose, por exemplo, que atingem também a saúde dos humanos.

Para Francisco Paulo Antunes Carvalho, vice-prefeito eleito de Neópolis e médico, as orientações de Kitty Lima para que o município desenvolva ações assertivas em relação à causa animal “contribuirão para o desenvolvimento de uma Neópolis mais humana e saudável”.

“A Prefeitura de Neópolis vai entrar em parceria com a deputada Kitty Lima para a gente dar uma assistência melhor à saúde animal no município”, disse Dr. Francisco. E que isso sirva de exemplo para outras cidades.

 

Ω Quer receber gratuitamente as principais notícias do JLPolítica no seu WhatsApp? Clique aqui.