Politica & Mulher
Deputada Maria Mendonça propõe criação de Semana da Conscientização Política nas escolas

Maria Mendonça: “Falta de reflexão sobre o movimento político enfraquece a luta por direitos fundamentais”

A deputada estadual Maria Mendonça, PDT, protocolou uma Indicação na Assembleia Legislativa propondo a Semana de Conscientização Política. A ideia é promover palestras e minicursos, abordando desde a composição política do país, até as funções e atribuições dos políticos nas três esferas dos poderes Executivo e Legislativo: federal, estadual e municipal. Tudo isso no âmbito escolar.

“Esse Programa também tem o condão de demonstrar a importância de inserção dos nossos estudantes na política”, explica a parlamentar, ressaltando que reconhece que há uma descrença generalizada na classe política, o que acaba por afastar os jovens das discussões sobre o tema.

“Vimos que nos últimos tempos tem crescido a procura deles por movimentos de várias esferas sociais, mas na política partidária, ainda, é incipiente”, completa Maria. É exatamente por isso que, para ela, essa parcela da população precisa entender que pode modificar o cenário em que está inserida.

Para isso, no entanto, destaca a deputada, a juventude precisa entender o poder de transformação social que a política exerce. “A falta de reflexão sobre o movimento político enfraquece a luta por direitos fundamentais como: liberdade, educação, saúde, segurança e qualificação profissional”, ressalta.

Na opinião da deputada, o processo de polarização enfrentado pelo Brasil nos últimos anos deve ser de estímulo para que se discuta a importância da política e do voto consciente. “Ao propor essa semana de conscientização, estamos cumprindo o nosso papel de plantar uma sementinha na cabeça dessa juventude para que ela desenvolva o senso crítico, participe das discussões políticas e aprenda a fazer escolhas assertivas”, reforça. Excelente iniciativa!

Foto: Jadilson Simões

 

Ω Quer receber gratuitamente as principais notícias do JLPolítica no seu WhatsApp? Clique aqui.