Aparte
Jozailto Lima

É jornalista há 40 anos, poeta e fundador do Portal JLPolítica. Colaboração / Tatianne Melo.

Deputada Janier destaca atuação à frente da Comissão de Saúde
Compartilhar

Janier: recursos e ações em prol da saúde

Há dois anos à frente da Comissão de Saúde, Higiene, Assistência e Previdência Social da Assembleia Legislativa de Sergipe – Alese –, a deputada Janier Mota, PL, encerra o biênio com o status de ter ajudado efetivamente, através da Comissão, o Estado a enfrentar esta pandemia. “Como todos sabem, a saúde teve e sempre terá um lugar especial em meu coração. São quase dois anos à frente dessa missão, na qual tomei posse em fevereiro de 2019”, diz Janier.

A deputada avalia o saldo do período como positivo, já que, segundo ela, a Comissão pôde realizar várias ações construtivas a partir de audiências na Alese e reuniões com profissionais da área da saúde, bem como em órgãos públicos. “Tenho plena consciência de que, como presidente da Comissão de Saúde da Alese, é meu dever estar alinhada com a nossa Secretaria Estadual, entendendo todos os fluxos de processos e levando os interesses da população sergipana”, afirma.

A parlamentar também promoveu visitas aos hospitais públicos e filantrópicos do Estado. “Sempre conversando com gestores, funcionários e pacientes, vendo as necessidades, ouvindo as solicitações e, assim, cumprindo com o meu papel de fiscalizar, juntamente com os demais membros da Comissão de Saúde”, ressalta.

Isso porque Janier acredita que é fundamental a união entre o poder legislativo, executivo municipal e estadual para poder desenvolver ações de melhorias gradativas para o benefício da nossa população que tanto carece de atendimento. Ainda mais nesse período de pandemia.

“Fomos e estamos sendo bem mais demandados neste momento grave e delicado de pandemia que vivemos, devido ao novo coronavírus. É de fundamental importância a união e parceria do poder legislativo e executivo. Por isso, enquanto deputada e presidente da Comissão de Saúde, quando tive a real noção da situação, comecei a agir”, assegura.

Em março, no início da pandemia em nosso Estado, a primeira ação que a deputada realizou foi solicitar, em caráter de urgência, ao presidente da Alese, Luciano Bispo, a transferência de valores das emendas impositivas de 2020 para o enfrentamento da Covid-19. “Com a aprovação da PEC na Assembleia, pude destinar meio milhão de reais para combater a pandemia”, garante.

Também solicitou a ampliação de leitos de UTI no Estado, através da reativação da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Regional de Estância; abertura de leitos de UTI Covid na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes e da abertura de uma UTI no Hospital Regional de Glória. “Outro pedido importante que fiz foi a união da Central de Regulação de Urgências – CRU – com o SAMU”, revela.

“Além do mais, fiz reuniões para traçar medidas de proteção para o nosso povo, como, por exemplo, com o Hospital São Luiz Gonzaga; e sugeri a implementação de pagamento de gratificação para os profissionais que estão na linha de frente, que estão diariamente expostos aos riscos do vírus, pois fico extremamente preocupada com a situação dos nossos bravos heróis”, completa Janier.

Para além disso, de forma geral, foi possível realizar diversas ações práticas. “Desenvolvemos um importante projeto chamado “Saúde Cidadã”, que ocorreu em Itabaianinha, levando a Carreta da Mulher e a Carreta do Homem para a cidade, proporcionando, gratuitamente, atendimento médico e exames, como ultrassonografias mamárias, sendo que alguns com resultados imediatos, para a população. Ainda em Itabaianinha, através da Comissão e das minhas emendas, venho auxiliando de forma mais contundente o Hospital filantrópico São Luiz Gonzaga”, acrescenta.

Ela afirma que, constantemente, também luta por melhorias e manutenção do Hospital Regional de Glória – uma unidade hospitalar de fundamental importância para desafogar o Huse. “Quando assumi meu mandato, sabia das dificuldades do hospital e corri atrás de benefícios junto à Secretaria de Estado da Saúde. Hoje já podemos ver a unidade com a parte externa reformada, setores internos climatizados, refeitório pronto e um atendimento bem melhor, uma vez que conseguimos inserir mais médicos”, comemora.

O biênio à frente da Comissão se encerra agora no fim de janeiro e a deputada ainda não confirmou se continuará na função. Ela também é vice-presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto; da Comissão de Agricultura e Meio Ambiente e da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos. Além de integrar a Comissão de Obras Públicas, Desenvolvimento Urbano, Transporte e Turismo, a Comissão de Defesa do Consumidor e da Comissão de Legislação Participativa.

 

Ω Quer receber gratuitamente as principais notícias do JLPolítica no seu WhatsApp? Clique aqui.

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.