Politica & Mulher
Histórico: pela 1ª vez, uma mulher vai presidir a Academia Brasileira de Ciências

Helena entrará para a história como a primeira mulher a presidir a ABC

Em 105 anos de criação, essa será a primeira vez que a Academia Brasileira de Ciências terá uma mulher como presidente. Trata-se da biomédica Helena Nader, que será empossada durante a Reunião Magna da ABC, entre 3 e 5 de maio de 2022, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

Helena Nader foi eleita para assumir o cargo do triênio 2022-2025 e sua escolha foi definida em Assembleia Geral. A cientista vem da Universidade Federal de São Paulo – Unifesp. “Me considero uma pessoa privilegiada por ter tido tantas oportunidades na vida e por estar agora presidindo, como mulher, uma instituição centenária, ao lado de uma Diretoria da mais alta qualidade. Espero que possamos motivar ainda mais a ciência brasileira”, comemorou a nova presidente.

A pesquisadora estava vice-presidente da ABC desde 2019 e vai assumir a cadeira do físico Luiz Davidovich. Helena teve sua primeira experiência acadêmica no exterior, ao cursar o último ano do ensino médio nos Estados Unidos.

Bacharel em ciências biomédicas pela Unifesp e licenciada em biologia pela Universidade de São Paulo, USP, tem doutorado em ciências biológicas na Unifesp e pós-doutorado na mesma área pela Universidade do Sul da Califórnia, Estados Unidos.

Helena tem como objeto de pesquisa a heparina, um composto que evita a coagulação do sangue e impede a formação de trombos. A pesquisadora é bolsista de produtividade nível 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq –, publicou mais de 380 artigos em qualificadas revistas científicas internacionais e já formou 46 mestres e 51 doutores.

Helena também foi presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC, 2011-2017 –, onde atualmente é presidente de honra, presidente da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular; co-presidente da Rede Interamericana de Academias de Ciências e integrante das Academia de Ciências do Estado de São Paulo e Mundial de Ciências. 

 

Ω Quer receber gratuitamente as principais notícias do JLPolítica no seu WhatsApp? Clique aqui.