Politica & Mulher
Na Alese, secretária de Estado da Saúde faz balanço sobre ações

Mércia Feitosa presta conta de atividades na Alese

Na manhã desta quarta-feira, 21, a secretária de Estado da Saúde, Mércia Feitosa, fez a prestação de contas do 1º quadrimestre da Pasta, no exercício de 2020, para os membros da Comissão de Saúde, Higiene, Assistência e Previdência Social da Assembleia Legislativa de Sergipe – Alese.

No plenário da Casa, as receitas, investimentos, produção ambulatorial, internações, consultas e exames realizados, além de transferências de impostos, de recursos do SUS, de patrocínios, de convênios e instrumentos foram apresentados aos deputados, além do panorama das ações desenvolvidas no enfrentamento ao coronavírus.

“A prestação de contas é importante para mostrar situações necessárias que precisam ser explanadas, como a execução orçamentária, que traz o demonstrativo relacionado às receitas e transparências constitucionais”, justifica Mércia.

Segundo ela, só nesse 1º quadrimestre, o Governo de Sergipe investiu mais de R$ 152 milhões para aquisição de equipamentos, materiais permanentes para as Unidades Assistenciais da Rede de Atenção à Saúde, estruturação física das unidades, manutenção geral da SES e unidades subordinadas, manutenção técnica e operacional do SAMU, gestão da tecnologia da informação, etc.

“Quando fazemos um estudo, a gente vai vendo a necessidade de restruturação, principalmente, no ambiente para dar melhoria, conforto e assistência aos pacientes”, observou a gestora. Essa prestação de contas também é utilizada para tentar fazer uma avaliação de um ano atípico, em virtude da pandemia.

“Neste primeiro momento, percebemos que não houve prejuízos se comparado com os meses de janeiro a abril de 2019. Não tivemos perdas, ou seja, em algumas áreas tivemos aumento como ações de promoção e prevenção, procedimento clínico, cirúrgico, medicamento e outros”, ressaltou a secretária.

 

 

Ω Quer receber gratuitamente as principais notícias do JLPolítica no seu WhatsApp? Clique aqui.