Politica & Mulher
Xiomara Castro: da eleição a presidente direto para a história

Com Xiomara, Honduras tem, pela 1ª vez, uma mulher na Presidência

“Não vou decepcionar vocês! Com minhas promessas vamos voltar à ordem democrática”. Foi assim que Xiomara Castro celebrou a vitória para a Presidência de Honduras, na última terça-feira, dia 30 de novembro, data que marca a eleição da primeira mulher presidente do país.

Xiomara Castro é do partido Liberdade e Refundação, o Libre, e traz de volta à esquerda o comando de Honduras após 12 anos de um governo conservador. Ela é casada com Manuel Zelaya, ex-presidente do país, destituído e preso em 2009 sob acusação de ter descumprido a Constituição ao supostamente articular manobras para tentar concorrer à reeleição.

O golpe teve o apoio da direita e contou com participação das Forças Armadas hondurenhas e, desde então, o país tinha Nasry Asfura como chefe do Executivo. A vitória da representante da esquerda foi marcada por dias de incerteza devido à demora na contagem de votos.

“Nasry Asfura Zablah, candidato do PN, aceita a vontade do povo, reconhece a vitória do Libre em coalizão e meu triunfo como presidente eleita de Honduras. Obrigada!”, disse Castro em sua conta no Twitter.

 

Ω Quer receber gratuitamente as principais notícias do JLPolítica no seu WhatsApp? Clique aqui.