Politica & Mulher
Uma imagem vale mais do que mil palavras

Mais mulheres na política para que fotos como essa deixem de ser normais

Se uma imagem vale mais do que mil palavras, essa foto acima ilustra muito bem o cenário político brasileiro, ocupado por pelo menos 80% de homens e 20% de mulheres – numa conta bem por cima mesmo.

No caso dessa imagem especificamente, tirada na semana passada, durante a inauguração de uma obra da Prefeitura de Aracaju, as mulheres estão representadas apenas pela deputada estadual Maísa Mitidieri e pela vice-prefeita da capital, Katarina Feitoza - ambas do PSD.

Os demais ocupam cargos de ministro; prefeito, vereadores, deputados estaduais e federais - com ou sem mandato atual. A foto é emblemática e traduz a necessidade de luta por mais espaços na política – uma das razões de ser dessa Coluna.

Na Câmara de Vereadores de Aracaju, elas são 4 – contra 20 homens. Na Assembleia Legislativa do Estado, são seis – contra 18 homens. E em ambas as Casas Legislativas há projetos de lei que visam fomentar a participação feminina nesse ambiente. Um deles é o da deputada Maisa.

O PL 150\2021 cria a Campanha “Mais Mulheres na Política” e a inclui no calendário oficial de eventos do Estado de Sergipe. Com a aprovação pela Assembleia e a sanção do governador Belivaldo Chagas, o que se espera é que a lei ajude de fato a mudar esse cenário, fazendo com que imagens como essa sejam cada vez mais raras e a equidade de gênero, uma realidade.

 

Ω Quer receber gratuitamente as principais notícias do JLPolítica no seu WhatsApp? Clique aqui.