Politica & Mulher
Empreendedorismo feminino promove turismo em Pacatuba

Fabiana: “Nosso Estado tem diversas localidades que merecem ser melhor exploradas”

Se você se interessa o mínimo possível pelo turismo local, já deve ter ouvido na Paká Bangalôs. O empreendimento está em operação há pouco mais de um mês, na cidade de Pacatuba, litoral norte do Estado, região do baixo São Francisco. Um dos nomes por trás da ideia é o de Fabiana Carvalho de Siqueira, uma mulher que, sem dúvida, já entrou para a história do turismo sergipano.

Isso porque, embora a região possua grande beleza e atrativo naturais, jamais foi explorada turisticamente com tanta eficácia, mostrando o potencial do turismo interno do Estado. À Coluna Política Mulher, que como vocês sabem, destaca ações femininas na esfera da macropolítica, como a área econômica, Fabiana falou sobre a criação do Paká.

“Durante um momento da pandemia, viemos passar um fim de semana numa casa de temporada e nos apaixonamos pelo local. A ideia inicial era um condomínio de bangalôs entre os sócios, mas a cada reunião o negócio foi modificando, até chegar ao que estamos praticando hoje, com hospedagens individuais e serviços de gastronomia”, revela a empresária.

Fabiana é uma das proprietárias do lugar, com mais sete sócios, que, juntos, administram a pousada. “Além disso, contamos com uma equipe local liderada pela Nataly (Monteiro, que criou o grupo Empreendedoras de Pacatuba e também fomenta negócios locais geridos por mulheres), que nos dá todo suporte desde a recepção dos hóspedes até o encerramento da hospedagem”, explica Fabiana.

Segundo ela, apesar do pouco tempo de operação, quem visita o Paká fica encantados com a estrutura de conforto, a culinária e, claro, as belezas naturais da região. Tudo isso tem atraído os turistas, que, nesse primeiro momento, são mais os locais. “A maioria tem sido turistas sergipanos. No entanto, já recebemos pessoas de outros Estados e estamos confiantes e nos preparando para receber gente do mundo todo no próximo verão”, afirma.

Para isso, o Paká aposta em diferenciais bem específicos. “Ofertamos uma experiência única no Estado de Sergipe, colocando o nosso Estado no cenário nordestino e nacional de pousadas charmosas com conforto, sossego e ótima culinária. Além disso, temos uma equipe maravilhosa que com toda sua simpatia conquista os hóspedes e apresenta a região contando um pouco do que sabe sobre o litoral norte sergipano”, justifica.

Mesmo sendo uma região com potencial turístico sabido por todos, Pacatuba ainda não era muito explorada, assim como outras regiões do Estado. O Paká vem exatamente mostrar que é possível empreender turisticamente nesses lugares, vendendo Sergipe para os sergipanos e para os turistas de fora. 

“Nosso Estado tem diversas localidades que merecem ser melhor exploradas, acreditamos que o conjunto de boas ideias e ações entre iniciativa privada e pública fazem com que a roda possa girar, atraindo cada vez mais turistas para nos conhecer e se encantar com nossos encantos aqui na região de Ponta dos Mangues/Boca da Barra, Pacatuba, onde mapeamos alguns bons passeios e, em contato com a comunidade, indicamos pessoas locais para auxiliar nossos turistas”, avalia.

 

Ω Quer receber gratuitamente as principais notícias do JLPolítica no seu WhatsApp? Clique aqui.